Coimbra

21 países debatem inovação social na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-11-2022

Mais de cem especialistas de 21 países estão reunidos, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra  (ESEnfC), num encontro de partilha e discussão sobre as melhores práticas relacionadas com a inovação  social e com o desenvolvimento de ambientes mais saudáveis e inclusivos. 

PUBLICIDADE

Os participantes na Conferência Internacional Aprender e Implementar Inovação Social – provenientes em  maior número de Portugal, do Brasil, da Holanda, da Turquia, da Irlanda e de Espanha – procuram ampliar o  conhecimento e a informação sobre redes e projetos socialmente inovadores, dar visibilidade às iniciativas em  que estão envolvidos e fortalecer a comunidade de inovadores sociais na Europa. 

Coorganizado pela ESEnfC, pela empresa SHINE 2Europe e pela ação COST NET4Age-Friendly, o evento acolhe, também, congressistas da Alemanha, Áustria, Bulgária, Canadá,  Croácia, França, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Macedónia, Moldávia, Noruega, Sérvia e Suécia. 

PUBLICIDADE

João Apóstolo, professor da ESEnfC e coordenador científico da Unidade de Investigação em Ciências da  Saúde: Enfermagem (UICISA: E), refere que «a inovação social tem impacto na saúde, por proporcionar novos  conceitos e novos produtos, que permitem melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e das  comunidades». 

Por sua vez, Carina Dantas, presidente do Conselho de Administração da SHINE 2Europe (empresa que tem o  objetivo de promover comunidades inclusivas para todos os cidadãos, fornecendo serviços de investigação e  apoio à implementação de soluções tecnológicas saudáveis e inclusivas), considera que a realização desta  conferência «é um verdadeiro exemplo de inovação social», ao «ligar diferentes países, partes interessadas,  projetos, desafios e potenciais soluções e fazê-los conhecer, discutir e encontrar novas colaborações».  

PUBLICIDADE

publicidade

Já Willeke van Staalduinen, da AFEdemy, nota que, ao debater-se a construção de ambientes inclusivos,  inteligentes e saudáveis, que em última análise de destinam às pessoas, elas devem ser implicadas no  processo. 

«Devemos envolver as pessoas, as suas exigências e necessidades. É muito importante que usemos as suas  ideias. Elas sabem, melhor do que ninguém, o que é necessário para elas. E nós, como investigadores, ou  cuidadores, ou voluntários, é nossa responsabilidade ter isso em conta», salienta a cientista política  holandesa, que foi enfermeira na área da saúde mental. 

Da parte da ESEnfC e da UICISA: E, estiveram em destaque os projetos “DiabetICC Footwear” (que visa  desenvolver um inovador calçado terapêutico mais ajustado à condição do pé diabético), “4nopressure – Pijama Inteligente” (um novo pijama, feito com tecidos que incorporam a tecnologia smart healthtextiles e que  visa ajudar a prevenir a ocorrência de úlceras de pressão em pessoas acamadas ou com incapacidade motora  grave) e “Ablefit – Advanced system of physical rehabilitation” (para o desenvolvimento de um sistema  avançado de reabilitação física para pacientes acamados e com imobilidade prolongada, capaz de prevenir ascomplicações associadas à falta de movimento no leito).  

Foram, também, apresentados projetos relacionados com o envolvimento do paciente e do público na  investigação em saúde, com a síntese, transferência e implementação da ciência. 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, «inovação social refere-se ao  desenho e implementação de novas soluções que implicam uma mudança conceptual, de processo, de produto  ou organizacional, que, em última análise, visam melhorar o bem-estar de indivíduos e comunidades. 

Felizmente, existem várias iniciativas em toda a Europa que trabalham para trazer inovação à sociedade e  promover comunidades mais inclusivas e felizes. É fundamental colocá-las em contacto e fazer com que os  seus promotores discutam como progredir e expandir essas redes», sublinha a comissão organizadora deste  congresso internacional. 

Mais informações sobre o programa deste evento, que conta com o apoio da União Europeia, estão disponíveis aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE