Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

2022 foi um ano marcante para a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 31-03-2023

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra (CCAMC), reuniu em Assembleia Geral para apreciação das contas referentes ao exercício de 2022, na qual homenageou os Membros que compuseram a Mesa da Assembleia Geral da Instituição, durante quase uma década e meia, os Senhores Coronel António Salgado, Alberto Machado e José Carlos Cortesão, mantendo-se este último ainda em funções.

PUBLICIDADE

“Gratidão e Reconhecimento pelo contributo e valor acrescentado à Instituição”, foram estas as palavras com que a Assembleia Geral simbolizou o serviço prestado por aquela equipa à Caixa Agrícola de Coimbra e a forma como dignificaram todos os Associados e honraram a Instituição durante o importante período em que compuseram o Órgão Estatutário.

O Relatório de Gestão, os documentos de prestação de Contas do exercício de 2022 e o relatório anual do Conselho Fiscal mereceram a aprovação por unanimidade dos Associados da Caixa Agrícola de Coimbra.

“Tratou-se de um ano marcante para a instituição, no qual, fruto de uma gestão sã e prudente, foi liquidado o empréstimo subordinado de 13 milhões de euros de que beneficiava, sublinha a CCAMC, que enfatiza  “o fecho do ano de 2022 com um um activo líquido de 214,4 milhões de euros e a obtenção de um resultado líquido de um milhão de euros”. 

O produto bancário, que aumentou 7,9% face a 2021, ascendendo a 6,1 milhões de euros em 2022, permitiu atingir um Resultado Bruto de Exploração de 1,9 milhões euros, indicador de referência que materializa a actividade desenvolvida pela CCAM de Coimbra.

No negócio bancário, a carteira de crédito a clientes ascendeu a 125,7 milhões de euros. Um aumento de 4,1% face a 2021. Esta evolução foi impulsionada, essencialmente, pelo crescimento da carteira de crédito a particulares, com destaque para o Crédito à Habitação.

PUBLICIDADE

O rácio bruto de Non Performing Loans (NPL) situou-se em 3,7%, em Dezembro de 2022, registando uma evolução favorável de 1,9 p.p. face aos 5,6% que se verificavam no final de 2021, o que evidencia a melhoria da qualidade da carteira de crédito da Caixa Agrícola de Coimbra.

A Caixa Agrícola de Coimbra é uma instituição financeira implantada nos concelhos de Coimbra e Miranda do Corvo. Está sediada em Coimbra e” transforma as poupanças da nossa região em investimento na mesma, alavancando a economia regional, contribuindo de forma directa para o desenvolvimento socioeconómico da região”.

Faz parte do Grupo Crédito Agrícola, um Grupo financeiro de génese cooperativa constituído, na sua base, por Caixas de Crédito Agrícola. O Grupo de âmbito nacional, com capitais exclusivamente nacionais, conta com mais de 600 Agências, distribuídas pelo território nacional. Foi fundado em 1911, tendo como foco inicial o apoio ao financiamento de agricultores em Portugal tendo, ao longo dos anos, expandido o âmbito da sua actividade para outros sectores e alargado a sua área de actuação. O Grupo é composto actualmente, para além das Caixas Agrícolas e da Caixa Central, por empresas dedicadas à actividade seguradora e a banca especializada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com