Vamos

2 séculos de fotografia em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 39 minutos atrás em 08-09-2025

A imagem como expressão, memória e encontro vai ser celebrada no fim de semana, em Cantanhede, num festival de dois dias que assinala “200 anos de fotografia”, revelou hoje a organização.

De acordo com a Associação fotografARTE, a terceira edição do Photofest é subordinada ao tema “200 anos de fotografia”.

“Celebra-se a imagem como expressão, memória e encontro, através de exposições, conversas, ‘workshops’ e um Mercado das Artes”, destacou.

PUBLICIDADE

O arranque do Photofest terá lugar pelas 09:30 de sábado, no centro comercial Freixial Shopping, com a inauguração de uma exposição sobre Memórias de Cantanhede Antiga.

A partir das 10:30 e ao longo de todo o dia de sábado, o Centro Paroquial São Pedro acolhe o Mercado das Artes, com ‘street food’, música ao vivo, trocas de livros e trocas de olhares na rua.

Já a abertura oficial do festival está marcada para as 11:00, nos claustros do edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede, seguindo-se a inauguração da exposição de André Boto, intitulada “O Planeta depois de Nós”.

De tarde, o Centro Paroquial São Pedro é palco de um “Foto-Talk sobre fotomontagem”, ministrado por André Boto, seguindo-se outro, com Sofia Vieira, centrado na fotografia e memória.

Às 17:00, começa uma conversa sobre os 200 anos de fotografia, intitulada “Beber Imagens”, com José Maçãs de Carvalho, André Boto, Sofia Vieira, Rafael Ferreira e André Reis.

Duas horas depois, está previsto um momento musical com o Grupo Plano V, terminando o dia com um ‘workshop’ de “Light Painting”, às 21:00, com Catarina Gralheiro.

No domingo, Sofia Vieira ministra um ‘workshop’ sobre “Pinhole”, no Centro Paroquial São Pedro.

Uma hora depois, arranca um “Peddy Paper Fotográfico”, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, que “coloca a prova a criatividade, o olhar atento e a diversão dos participantes”.

Já de tarde, na Praça Marquês de Marialva, é inaugurada a exposição de André Reis, intitulada “Svalbard: Envolvido no Tempo”.

Pelas 15:00, o Centro Paroquial São Pedro volta a acolher um “Foto-Talk” dedicado ao fotojornalismo, com Daniel Rodrigues.

A entrega de prémios do concurso fotográfico Fujifilm está prevista para as 16:15, seguindo-se a sessão de encerramento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE