Coimbra

2 000 pessoas na comemoração dos 300 anos da trasladação das santas rainhas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-10-2015
O saldo é muitíssimo positivo e promissor. Quem o afirma é Fernanda Veiga, vereadora do município de Pernacova, uma vez que as comemorações dos 300 anos de trasladação das santas rainhas, Teresa e Sancha, netas de Dom Afonso Henriques, levaram a Lorvão, no concelho de Penacova, mais de dois mil visitantes.
unnamed
 Visivelmente satisfeito com a adesão popular e das forças vivas do concelho, o presidente do município, Humberto Oliveira, realçou “a importância da valorização do património e a evocação das suas singularidades, pois esta manifestação vem demonstrar como é possível ligar a cultura, a tradição, o património material e imaterial, bem como a movimentação do turismo e da economia local, necessários a que Penacova continue na boa rota do crescimento e do desenvolvimento que tem vindo a ser posta em prática.”

As cerimónias de comemoração culminaram com uma enchente, em 16 de outubro, na igreja onde se celebrou a abertura dos túmulos, presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio, e à veneração das Sagradas Relíquias das santas rainhas Teresa e Sancha.

PUBLICIDADE

No dia 17 de outubro, alunos da Escola Diocesana de Coimbra participaram massivamente na “Breve palestra de contextualização histórica das Santas Rainhas, proferida pelo professor Nelson Correia Borges e “O livro do Apocalipse, pelo Padre Franklin Pacheco.

O último dia, domingo, 18 de outubro, contou com a tradicional eucaristia que teve a presença da Real Irmandade de Santa Mafalda de Arouca, Irmandade da Rainha Santa Isabel, Irmandade Nossa Senhora da Piedade de Celas, Bombeiros Voluntários de Penacova, Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, Capelas da Freguesia de Lorvão e representantes das paróquias de Figueira de Lorvão e Sazes de Lorvão. À tarde seguiu-se a recriação histórica “Lorvão, glória da Ordem de Cister”, que retratou o ofício de S. Bernando, a aparição de D. Sancha a D. Teresa e alguns milagres e morte

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE