Conecte-se connosco

Região

Município de Penela distribui mil nogueiras para incentivar produção de nozes

Publicado

em

A Câmara de Penela vai oferecer mil nogueiras aos munícipes, no domingo, iniciativa com que pretende estimular o aumento da produção de nozes no concelho.

A distribuição das árvores “é apenas uma medida simbólica” que a autarquia, presidida por Eduardo Nogueira dos Santos, vai realizar no recinto da tradicional Feira das Nozes.

“Esperamos que seja um primeiro passo para o fomento da produção deste produto endógeno tão identitário da nossa terra”, afirmou hoje o autarca, ao intervir na cerimónia solene do feriado municipal de Penela, no distrito de Coimbra.

Na sua opinião, a Feira das Nozes “merece todo o empenho e dedicação”, sobretudo quando “as nozes são cada vez menos e acabam por ser vendidas muito rapidamente”.

“O que sendo bom, por um lado, deixa-nos insatisfeitos por não estar a ser um produto devidamente potenciado também para a nossa economia”, disse Eduardo Nogueira dos Santos, ao defender a necessidade de “criar condições” para que a feira, integrada nos festejos de São Miguel, que terminam no domingo, “tenha mais e melhor futuro”.

Na sessão comemorativa, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara entregou a medalha de honra do concelho (grau ouro) à professora universitária Teresa Mendes.

Eduardo Nogueira dos Santos enalteceu o “excecional contributo” da ex-presidente do Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, no âmbito da parceria entre o município e o Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos (HIESE), com um trabalho “de promoção da inovação e do empreendedorismo qualificado e diferenciador de base local”, o que permitiu a distinção de Penela como Região Empreendedora Europeia 2023.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com