Primeira Página

Covid:19: Penacova cria gabinete multidisciplinar para agilizar intervenção

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-11-2020

O município de Penacova criou um gabinete multidisciplinar para agilizar a intervenção local no contexto da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Câmara de Penacova, presidida por Humberto Oliveira, informa que se trata de “um gabinete de crise, para fazer face à situação vivida” neste município, considerado “de alto risco”.

PUBLICIDADE

publicidade

Da nova estrutura, a funcionar desde finais de outubro, fazem parte a autarquia, a Autoridade de Saúde, a Proteção Civil Municipal, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Penacova.

“Este gabinete tem desenvolvido um trabalho que nos permite monitorizar e acompanhar a situação que temos vivido no concelho e intervir o mais atempadamente possível. Conseguimos tomar medidas, nomeadamente, nas faixas da população mais vulneráveis, de forma a que o isolamento a que são obrigadas não as deixe sem alimentos ou medicamentos, por exemplo”, afirma Humberto Oliveira, citado na nota.

PUBLICIDADE

O gabinete “permitirá igualmente que o município possa antecipar medidas futuras e tem sido um elemento determinante para o combate aos surtos identificados” em Penacova, no distrito de Coimbra.

As entidades envolvidas têm podido “concentrar neste gabinete a informação indispensável para que, mais uma vez, o concelho de Penacova consiga superar estes surtos”, tendo em vista alcançar “a normalidade possível”, sublinha o autarca do PS.

“Neste momento somos, à imagem de tantos outros concelhos, considerados de alto risco, mas o esforço da população no cumprimento dos conselhos da Autoridade de Saúde Local e das medidas governamentais terá com certeza reflexo nas próximas avaliações”, refere, advertindo que “sair desta lista será uma responsabilidade de todos”.

Humberto Oliveira insiste na “responsabilidade de cumprir” com o que “é pedido para diminuir riscos de contágio, que nesta fase (…) são difíceis de controlar”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE