Já iniciou no Auditório da Brigada de Intervenção (BrigInt), no Aquartelamento de Sant’Anna, em Coimbra, a 16.ª edição do Curso em Operações de Paz e Ação Humanitária (OPAH), uma iniciativa conjunta do Ius Gentium Conimbrigae | Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) e do Comando da BrigInt do Exército Português.
O curso é coordenado pelo Professor Doutor Jónatas Machado (IGC/CDH), pela Mestre Carla de Marcelino Gomes (IGC/CDH) e pelo Brigadeiro-General Miguel Freire (Comandante da BrigInt). A Direção Executiva está a cargo da Mestre Rita Perdigão (IGC/CDH) e do Tenente-Coronel Vítor Costa (BrigInt).
Entre os principais objetivos desta formação estão: a preparação de civis e militares para contextos de operações de paz e ação humanitária; a promoção da interação entre diferentes atores presentes em regiões afetadas por conflitos; e a aquisição de competências teórico-práticas que permitam compreender as dinâmicas próprias destas missões.
Composto por módulos teóricos e práticos, o curso conta com auditores e docentes civis e militares e decorre até 8 de novembro.
Paralelamente, arrancou também a 5.ª edição do Curso de Pós-graduação em Conflitos Armados e Direitos Humanos, promovido pelo IGC/CDH em parceria com o Instituto Universitário Militar (IUM).
Esta formação decorrerá até 27 de março de 2026, em regime híbrido e online, encontrando-se ainda abertas as inscrições.
PUBLICIDADE
