Coimbra

Sindicalismo: Deputado do BE reuniu-se com a USC

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-05-2020

Sindicalismo: Deputado do BE reuniu-se com a USC

PUBLICIDADE

O deputado à Assembleia da República José Manuel Pureza (BE) reuniu-se, ontem, com uma representação do Secretariado da União de Sindicatos de Coimbra (USC), constituída por António Moreira, João Louceiro e António Baião.
O parlamentar do Bloco de Esquerda, eleito por Coimbra, e aqueles sindicalistas analisaram o “severo impacto” da pandemia da covid-19 no emprego e nos direitos dos trabalhadores.

PUBLICIDADE

Além da preocupação com um desemprego em crescimento muito acelerado, muitas vezes desacompanhado de quaisquer formas de protecção social para as pessoas por ele atingidas, a USC e o BE convergiram na denúncia de abusos infligidos à lei laboral, feitos sob pretexto da pandemia.

Entre esses abusos, foi dado relevo, segundo o Bloco, ao despedimento de trabalhadores precários, ao incumprimento das normas sobre saúde e segurança no trabalho, à desregulação dos horários de laboração e ao recurso injustificado ao layoff por parte de empresas com elevados lucros acumulados.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi sublinhada, ainda, por ambas as partes, a importância e urgência do reforço da capacidade inspectiva da Autoridade para as Condições de Trabalho, de forma a que os direitos dos trabalhadores sejam salvaguardados.
José Manuel Pureza partilhou com a USC informação de um portal na Internet de denúncia de despedimentos e abusos da lei laboral, aberto pelo BE, o qual, desde Março, conta com mais de 1 200 queixas (correspondentes a um universo de mais de 102 000 trabalhadores).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE