​Cooperativa de Habitação Semearrelvinhas celebra 15 anos do projeto “Relvinha.CBR_X”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-02-2018

A Cooperativa de Construção e Habitação Económica Semearrelvinhas foi fundada em 27 de Fevereiro de 1975  para construir casas dignas para alojar quem vivia em degradadas barracas de madeira, sem sistema de  saneamento, luz, nem qualquer tipo de infraestrutura de apoio social ou cultural.

PUBLICIDADE

E há 15 anos, em 2003,  começava a preparar-se o projecto “Relvinha. CBR_X”, organizado pela Pro Urbe – Associação Cívica de  Coimbra, inserido na Coimbra 2003 Capital Nacional da Cultura.

Uma iniciativa que envolveu mais de 30  pessoas, durante cinco semanas, e que a partir do diálogo com os moradores do bairro e das suas histórias,  criaram um espectáculo que foi apresentado nos primeiros dias de Setembro.

PUBLICIDADE

relvinha

No próximo dia 24 de fevereiro, sábado, a Associação de  Moradores da Relvinha comemora o seu 43.º aniversário e  assinala os 15 anos da realização do projecto “Relvinha.CBR.X”  com um programa que inclui actividades desportivas,  momentos culturais e muito convívio. Com organização da  Cooperativa Semearrelvinhas, esta é uma iniciativa aberta a  todos os moradores e amigos do Bairro. 

PUBLICIDADE

publicidade

O Bairro da Relvinha, com o apoio da Cooperativa de  Habitação Económica Semearrelvinhas mantém, ao longo de  mais de 40 anos, o espírito comunitário e de pro-actividade  cidadã que levou à construção dos fogos no período pós 25 de  Abril.

Este ano, assinalam-se os 15 anos de “Relvinha.CBR_X”,  um projecto com autoria e coordenação de Luís Sousa, Tiago  Hespanha e Vasco Pinto, que a Pro-Urbe organizou no âmbito  da iniciativa Coimbra 2003 Capital Nacional da Cultura, com a  colaboração da Cooperativa Semearrelvinhas.

semear relvinha

O projeto de  intervenção cultural, definido como um cruzamento de  experiências interdisciplinares, propunha um resultado  essencialmente efémero – um espectáculo original produzido  por dois laboratórios simultâneos de teatro e cenografia,  dirigidos por Carlos J. Pessoa (autoria e encenação) e João  Mendes Ribeiro (cenografia e arquitectura) e que foi  apresentado nos dias 5 e 6 de Setembro de 2003. 

As energias e condições favoráveis suscitadas pela iniciativa,  acabaram por resultar na ocupação e adopção pela  Cooperativa Semearrelvinhas de um novo espaço com  valências sociais e culturais para a população da Relvinha.

Adquirido o espaço com a intervenção da Câmara Municipal  de Coimbra, o anteprojecto lançado durante a  “Relvinha.CBR_X” foi posteriormente concluído pelo atelier de  João Mendes Ribeiro, com o apoio da Universidade de  Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE