Cooperativa de Habitação Semearrelvinhas celebra 15 anos do projeto “Relvinha.CBR_X”
A Cooperativa de Construção e Habitação Económica Semearrelvinhas foi fundada em 27 de Fevereiro de 1975 para construir casas dignas para alojar quem vivia em degradadas barracas de madeira, sem sistema de saneamento, luz, nem qualquer tipo de infraestrutura de apoio social ou cultural.
PUBLICIDADE
E há 15 anos, em 2003, começava a preparar-se o projecto “Relvinha. CBR_X”, organizado pela Pro Urbe – Associação Cívica de Coimbra, inserido na Coimbra 2003 Capital Nacional da Cultura.
Uma iniciativa que envolveu mais de 30 pessoas, durante cinco semanas, e que a partir do diálogo com os moradores do bairro e das suas histórias, criaram um espectáculo que foi apresentado nos primeiros dias de Setembro.
PUBLICIDADE
No próximo dia 24 de fevereiro, sábado, a Associação de Moradores da Relvinha comemora o seu 43.º aniversário e assinala os 15 anos da realização do projecto “Relvinha.CBR.X” com um programa que inclui actividades desportivas, momentos culturais e muito convívio. Com organização da Cooperativa Semearrelvinhas, esta é uma iniciativa aberta a todos os moradores e amigos do Bairro.
PUBLICIDADE
O Bairro da Relvinha, com o apoio da Cooperativa de Habitação Económica Semearrelvinhas mantém, ao longo de mais de 40 anos, o espírito comunitário e de pro-actividade cidadã que levou à construção dos fogos no período pós 25 de Abril.
Este ano, assinalam-se os 15 anos de “Relvinha.CBR_X”, um projecto com autoria e coordenação de Luís Sousa, Tiago Hespanha e Vasco Pinto, que a Pro-Urbe organizou no âmbito da iniciativa Coimbra 2003 Capital Nacional da Cultura, com a colaboração da Cooperativa Semearrelvinhas.
O projeto de intervenção cultural, definido como um cruzamento de experiências interdisciplinares, propunha um resultado essencialmente efémero – um espectáculo original produzido por dois laboratórios simultâneos de teatro e cenografia, dirigidos por Carlos J. Pessoa (autoria e encenação) e João Mendes Ribeiro (cenografia e arquitectura) e que foi apresentado nos dias 5 e 6 de Setembro de 2003.
As energias e condições favoráveis suscitadas pela iniciativa, acabaram por resultar na ocupação e adopção pela Cooperativa Semearrelvinhas de um novo espaço com valências sociais e culturais para a população da Relvinha.
Adquirido o espaço com a intervenção da Câmara Municipal de Coimbra, o anteprojecto lançado durante a “Relvinha.CBR_X” foi posteriormente concluído pelo atelier de João Mendes Ribeiro, com o apoio da Universidade de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE