Universidade

140 universidades e politécnicos da lusofonia reunidos em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-07-2022

O 31º encontro Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) arrancou, esta terça-feira, na Universidade de Coimbra (UC). O evento académico, cultural e científico reúne cerca de 140 universidades do mundo lusófono até quinta-feira no Auditório da Reitoria e no edifício do Departamento de Física da UC.

PUBLICIDADE

Dedicado ao tema “Globalização e Saúde”, o encontro da AULP, associação fundada em 1986, junta especialistas dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e da Região Administrativa Especial de Macau.

O atual presidente da Associação e vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva reforça que durante três dia vais ser debatido uma temática muito atual devido à covid-19 e à guerra que se vive na Ucrânia, frisando que se trata do “maior encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa , que é a verdadeira rede internacional da lusofonia” que regressa após dois anos de interregno.

PUBLICIDADE

Uma iniciativa “que prestigia e que honra” a Universidade de Coimbra, afirmou o reitor da UC, Amílcar Falcão, assumindo que a instituição quer contribuir para a projeção da língua portuguesa em estreita articulação com todos os parceiros da AULP.

A sessão solene de abertura do 31º encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) realizou-se na manhã desta terça-feira no Auditório da Reitoria da UC, contando com as intervenções do Presidente da AULP, João Nuno Calvão da Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República, António Maló de Abreu, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

PUBLICIDADE

publicidade

A AULP tem como missão promover a colaboração multilateral entre as Universidades e Institutos Superiores dos países de expressão portuguesa.

Veja o vídeo do Direto NDC com o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão:

Veja o vídeo do Direto NDC com o vice-reitor da UC, João Nuno Calvão da Silva:

Veja o vídeo do Direto NDC da sessão solene de abertura do 31º encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa:

Veja o vídeo do Direto NDC do momento musical:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE