Região

140 pessoas deslocadas dos incêndios em Seia ainda não conseguiram voltar para casa

Notícias de Coimbra | 37 minutos atrás em 16-08-2025

O incêndio do Piódão que se alastrou à União das Freguesias de Vide e Cabeça, no concelho de Seia – designada frente III – Seia, mobiliza 264 operacionais, apoiados por 52 veículos e 4 máquinas de rastos, no combate às chamas e tentativa de travar a propagação a outras freguesias do concelho.

O Município de Frente III do incêndio em Seia mobiliza mais de 260 operacionais no combate às chamas (ZCAP), que atualmente acolhem 140 pessoas deslocadas. Estas são provenientes de 11 localidades da União das Freguesias de Vide e Cabeça — Silvadal, Gondufo, Baloquinhas, Cide, Muro, Casal do Rei, Cabeça, Ribeira, Aguincho, Frádigas e Barriosa — e de 2 localidades da Freguesia de Alvoco da Serra — Vasco Esteves de Cima e Vasco Esteves de Baixo. No pavilhão gimnodesportivo Padre Martinho encontram-se temporariamente alojadas cerca de 86 pessoas, enquanto a Casa do Povo de Vide acolhe 54. Ambas as ZCAP dispõem de capacidade para receber mais população, se necessário. As aldeias de Balocas, Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo permanecem em situação de confinamento.

Durante o dia de hoje, e face ao elevado risco na área afetada, foram encerradas várias vias de comunicação terrestre — entre estradas e caminhos municipais — de ligação às localidades de Cabeça, Cide, Casas Figueiras e Pedras Lavradas. Estas restrições afetam também a Estrada Nacional 230, na ligação de Vide à Ponte das 3 Entradas (Oliveira do Hospital), ao Piódão (Arganil) e a Teixeira (Seia). Até ao momento, apenas a Estrada Nacional 17 foi reaberta à circulação.

PUBLICIDADE

O incêndio está ativo desde a madrugada do dia 10 de agosto — altura em que foi declarada a situação de alerta no concelho —, e levou à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Seia (PMEPC) no dia 15 de agosto.

O Município reforça o apelo para que sejam evitadas deslocações às zonas atingidas, de forma a não comprometer a atuação das equipas de combate e a salvaguardar a segurança de todos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE