Coimbra

135 anos de Ensino de Enfermagem em Coimbra em exposição no Convento de São Francisco

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-10-2016

Convento de São Francisco acolhe exposição “135 anos de Ensino de Enfermagem em Coimbra”.

PUBLICIDADE

unnamed-34

Patente, até 20 de novembro, no novo espaço cultural e de espetáculos da cidade, a mostra pode ser visitada, todos os dias da semana, entre as 15:00 e as 20:00.

PUBLICIDADE

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organizou, com a curadoria de Cristina Nogueira (CulturAge), a exposição “135 anos de Ensino de Enfermagem em Coimbra”, que pode ser visitada, até ao próximo dia 20 de novembro, no Centro de Convenções do Convento de São Francisco, em Coimbra.

Através desta exposição, a ESEnfC pretende dar a conhecer a história e o desenvolvimento do ensino da Enfermagem registado ao longo dos anos, além do consequente impacto no aperfeiçoamento dos cuidados prestados aos utentes dos serviços de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta mostra retrospetiva, o visitante pode dar-se conta da evolução das instalações, dos meios ao dispor do ensino e da profissão, da articulação com os estabelecimentos de saúde, da atividade científica e de investigação, dos serviços de extensão à comunidade, das cerimónias académicas e estudantis, das transformações políticas, sociais e legislativas que condicionaram o futuro da ESEnfC, das mudanças nos planos de estudos, das exigências e desafios progressivos aos professores e à sua formação.

Painéis informativos com pequenos textos, objetos ligados à profissão, documentos e fotografias pretendem levar o público visitante a conhecer o passado e o presente da Enfermagem e da ESEnfC.

«Olhar para os 135 anos de história do ensino da Enfermagem em Coimbra permite-nos fundamentar a convicção de que podemos ser parte, ou mesmo motor de um futuro melhor para a saúde e bem-estar das pessoas. Mais e melhor Enfermagem pode fazer a diferença num futuro que será, com certeza, desafiante em todos os domínios da vida, particularmente a nível ambiental, social e da saúde», afirma a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento.

Esta exposição encerra o programa comemorativo “10 anos pós-fusão, 135 anos em (trans)formação”, iniciado em março deste ano e através do qual a ESEnfC pretendeu assinalar, além de uma década de união das escolas superiores de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto, uma história maior, que remonta a 1881, ano da criação da Escola de Enfermeiros de Coimbra, fundada por Augusto da Costa Simões, médico e administrador dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE