Coimbra

13 escolas da Mealhada recebem prémio Eco Escolas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-10-2016

 

PUBLICIDADE

O Município da Mealhada e as 13 escolas / jardins-de-infância inscritos no Projeto Eco Escolas receberam hoje, no Parque de Exposições, em Aveiro, o Galardão e bandeiras Eco Escolas. O Município foi o que registou a segunda maior taxa de adesão ao projeto, no distrito de Aveiro.

SONY DSC

SONY DSC

As 13 escolas do concelho que participaram no projeto foram galardoadas com a bandeira verde Eco – Escolas 2016, numa cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes, que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, e do presidente da Associação Bandeira Azul (ABAE), José Archer, e com 60 elementos, entre crianças e docentes, das escolas.

PUBLICIDADE

publicidade

As escolas do concelho inscritas e distinguidas são o Jardim de Infância e EB1 de Antes, Jardim de Infância da Vacariça, Jardim de infância da Quinta do Valongo, Jardim de Infância do Canedo, Jardim de Infância da Pampilhosa, Jardim de Infância do Carqueijo, Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, Fundação Bissaya Barreto do Luso, E.B. 1 de Barcouço, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Escola Profissional Vasconcellos Lebre e Centro Escolar da Mealhada. Estas representam cerca de 57% dos estabelecimentos de ensino do município, traduzindo uma elevada taxa de adesão, a segunda mais alta no distrito de Aveiro e colocando a Mealhada nos 20 municípios de mais alta taxa de adesão no país.

“É com satisfação e agrado que constatamos estes resultados. Eles não seriam possíveis sem o envolvimento e empenho do corpo docente das escolas que, em colaboração com os recursos disponibilizados pelo município, possibilitaram esta elevada adesão. É nosso objetivo, neste ano letivo, motivar mais escolas a aderirem a este projeto”, refere Guilherme Duarte, vice-presidente da Autarquia. 

PUBLICIDADE

O Dia Bandeiras Verdes em Aveiro iniciou-se com uma Eco-Mostra com 5000 participantes (alunos, professores, municípios e outros convidados) em atividades diversificadas de carácter lúdico e pedagógico, para além de exposições e atuações ao vivo no Palco Eco-Mostra de várias crianças e jovens.

SONY DSC

SONY DSC

Este ano celebram-se, não só as 1307 escolas em 225 municípios que foram reconhecidas como Eco-Escola devido ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, como também os 20 anos do Eco-Escolas em Portugal, um dos países pioneiros no seio da Foundation for Environmental Education a implementar este Programa. A Mealhada foi um dos municípios que participou também, no ano letivo 2015/16 na Rota dos 20, que promoveu a mobilidade sustentável. No país, participaram mais de 600.000 crianças e jovens e de 7000 professores em 1439 escolas.

Desenvolver ferramentas para as escolas, formar, motivar, acompanhar, monitorizar, avaliar, evidenciar boas práticas e reconhecer o empenho são as linhas orientadoras de toda a equipa ABAE | Eco-Escolas, renovando as “sementes” para os próximos 20 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE