Coimbra

“Tu, só tu, puro amor: visões camonianas de Inês de Castro” na Biblioteca Municipal Afonso Duarte

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-01-2019

No dia 30 de janeiro, a Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, recebeu a palestra “O puro amor n’ Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina”, proferida por José Augusto Bernardes, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).

PUBLICIDADE

A iniciativa, realizada no âmbito da exposição iconográfica e bibliográfica dedicada a Inês de Castro, “Tu, só tu, puro amor: visões camonianas de Inês de Castro”, da BGUC, levou os participantes a saberem mais sobre Os Lusíadas e a história do infante D. Pedro e Inês de Castro.

Ao revelar que “a primeira edição é um livro muito modesto, feito com vários tipos de papel e sem ilustrações”, José Augusto Bernardes, referiu a importância da obra ao longo dos séculos e lembrou que a história de amor de Pedro e Inês tem sido retratada, por exemplo, na literatura, na pintura ou na escultura.

PUBLICIDADE

A palestra contou com a participação dos alunos da Seniormor – Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho que apresentaram diversos momentos musicais e de poesia.

No dia 4 de fevereiro, a partir das 10h30, a palestra “O puro amor n’ Os Lusíadas: de Inês de Castro à ínsula divina” tem a participação de alunos do 9º ano da EB2,3 de Arazede e da EBI de Pereira.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE