Saúde

11 tipos de sobras que o podem deixar doente

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 11-10-2023

Mesmo as sobras mais saborosas podem representar um perigo.

PUBLICIDADE

O Reader’s Digest reuniu alguns tipos de comida que podem dar cabo da sua saúde.

Ovos: “Os ovos contêm salmonela”, diz Kantha Shelke, cientista alimentar e diretora da Corvus Blue LLC. Deixá-los em temperatura ambiente serve para as bactérias se multiplicarem .

PUBLICIDADE

Beterraba: Quando os alimentos ricos em nitratos são cozinhados, “não arrefecidos adequadamente e posteriormente reaquecidos, os nitratos podem ser convertidos em nitritos e depois em nitrosaminas, algumas das quais são conhecidas por serem cancerígenas”, refere a especialista. 

Batatas: Batatas assadas embrulhadas em papel de alumínio estão particularmente em risco, porque oferecem às bactérias o ambiente ideal com baixo teor de oxigénio para prosperar. Também não deve reaquecer no micro-ondas. 

PUBLICIDADE

publicidade

Espinafre: O espinafre costuma ser misturado com outros alimentos, portanto, certifique-se de não aquecê-los.

Arroz: Certifique-se de guardá-lo no frigorífico. 

Frango: Assim como os ovos, o frango tende a conter salmonela, e o tempo somado à baixa temperatura é uma receita para o desastre à medida que essas bactérias se multiplicam.

Alimentos oleosos: Como por exemplo batatas fritas. Se for reaquecer, faça-o no forno em temperatura baixa.

Comida de buffet: As bandejas não são mantidas quentes o suficiente para matar os micróbios, que podem atingir quantidades prejudiciais à saúde.

Frutos do mar: O peixe fresco é mega saudável e a maioria de nós não come o suficiente. Mas nada diz “risco de intoxicação alimentar” como frutos do mar. De acordo com a Food and Drug Administration, as bactérias que podem causar doenças crescem rapidamente em temperaturas quentes. Até a temperatura ambiente da sala pode afetá-lo. Para garantir a segurança, nunca deixe frutos do mar fora do frigorífico por mais de duas horas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE