Escolas

108 crianças ganham nova escola em Cantanhede (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-01-2023

O início das aulas no segundo período letivo, na passada terça-feira, ficou marcado pelo regresso dos 108 alunos à Escola e Jardim de Infância de Febres, em Cantanhede, depois das obras de requalificação e ampliação a que foi sujeita.

PUBLICIDADE

No entanto, a reabertura oficial do estabelecimento de ensino acontece, na tarde desta sexta-feira, 6 de janeiro, com toda a pompa e circunstância, envolvendo toda a comunidade educativa, bem como representantes de entidades públicas.

A obra, adjudicada pela Câmara Municipal de Cantanhede, “focou-se na beneficiação das condições de conforto e bem-estar das salas de aula, sala de refeições, salão polivalente e demais instalações”, adiantou ao Notícias de Coimbra, a presidente da Autarquia.

PUBLICIDADE

Helena Teodósio realçou que a empreitada envolveu também  a construção de rampas nos acessos ao interior e ao exterior, bem como a remodelação da área exterior da escola. Foram ainda criados espaços para diferentes brincadeiras, tendo sido pavimentado todo o piso. E foi feito um anfiteatro ao ar livre.

Os trabalhos de requalificação resultam de um investimento superior a um 1 milhão de euros, comparticipado através de fundos comunitários, com a Câmara Municipal a investir mais de meio milhão de euros, frisou a autarca, mostrando-se satisfeita com o resultado de um trabalho que durou cerca de um ano.

PUBLICIDADE

publicidade

O Município investiu mais de 10 milhões de euros na construção de novos centros escolares e na requalificação de outros do ensino pré-escolar e do 1.º CEB, processo que vai prosseguir.

Helena Teodósio realça que “o objetivo é avançar com a requalificação das Escolas Básicas da Tocha, da Póvoa da Lomba, de São Caetano, de Covões e de Ourentã” explorando as oportunidades de comparticipação comunitária. A construção da Escola Básica em Murtede também está na agenda.

Sem esquecer as empreitadas de requalificação da Escola Básica EB 2,3 Marquês de Marialva, que está a decorrer, e da Escola Secundária de Cantanhede, cuja a obra “já está adjudicada e vai agora para o Tribunal de Contas”, disse a autarca, frisando que se trata de “uma obra pesada, num investimento que ultrapassa nesta primeira fase os 5 milhões de euros”.

Veja o vídeo do Direto NDC com Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE