Educação

100 crianças divertidas nas Oficinas Criativas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-04-2015

Cerca de uma centena de crianças entre os 6 e os 12 anos participaram nas “Oficinas Criativas” dinamizadas ao longo destas duas últimas semanas. A iniciativa foi promovida pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e pelo Município de Oliveira do Hospital para ocupar os mais novos durante as férias da Páscoa.

PUBLICIDADE

unnamed (4)

As “Oficinas Criativas” da Páscoa terminaram hoje, 2 de abril, com a apresentação da dramatização “O Dia em que o Mar Desapareceu” baseada na obra de José Fanha. Nesta oficina de expressão dramática foram envolvidas 14 crianças que se inscreveram e ensaiaram esta peça ao longo das duas semanas. Refira-se que esta peça de teatro teve uma antestreia durante o ciclo comemorativo do Dia Mundial do Teatro, no passado fim de semana.

PUBLICIDADE

publicidade

Além das cerca de duas dezenas de crianças, pequenos leitores que se inscreveram diretamente nas Bibliotecas Municipais para participar nas atividades, as oficinas contaram também com a presença das crianças que frequentam o ATL da Casa Obra D. Josefina da Fonseca e o ATL do Município de Oliveira do Hospital.

Na oficina do Ambiente/Floresta foi desenvolvida uma atividade de cariz ambiental que consistiu em fazer um “Relvinhas”, também conhecido por Eco-Boneco, a partir de sementes que germinam depois de regadas produzindo um bonito cabelo verde. Com a realização do “Relvinhas”, que foi também decorado por cada um, os mais novos aprendem a cuidar de uma planta bem como o processo de germinação. Ainda nas instalações da Biblioteca Municipal desenvolveu-se a oficina de expressão plástica durante a qual os participantes desenvolveram técnicas de modelagem e de pintura em tela.

PUBLICIDADE

Durante a oficina de Desporto e Expressão Motora foi desenvolvido um jogo “Caça ao Tesouro Romano” que desafiou os pequenos participantes a descobrir pistas e encontrar a resposta correta para questões relacionadas com a Bobadela, o seu património e locais de interesse, local onde foi dinamizada a atividade.

Uma caminhada com base no PR5 Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital foi o ponto de partida para a oficina dedicada ao Património Histórico, que conduziu os participantes para a descoberta do património monumental da Bobadela.

No âmbito desta oficina foi também promovida a visita à Casa Museu da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral onde ficaram a conhecer o rico património cultural e artístico pertença desta família. Foram formados dois grupos de participantes, um para cada semana, que aprenderam novos conhecimentos sobre estas temáticas, transmitidos pelos técnicos da Câmara Municipal das respetivas áreas envolvidas, e pela equipa da Ludoteca da Biblioteca Municipal.

A iniciativa “Oficinas Criativas” nas férias da Páscoa visa proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva. Tem também como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento e saber dos participantes, fomentando-se a partilha, a socialização e a interação tão importantes nestes grupos etários.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE