Portugal

10 dicas (muito úteis) para prevenir ataques informáticos

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 17-05-2023

 As ameaças vindas do ciberespaço são cada vez mais sofisticadas e conseguem ludibriar até os utilizadores mais atentos. A DECO PROTESTE tem vindo a alertar os consumidores para as várias práticas fraudulentas que circulam no mundo digital e insiste na adoção de comportamentos seguros, que que minimizem o risco de extravio de dados pessoais:

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Não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que, aparentemente, tenham sido enviadas por conhecidos;

Não aceda a sites bancários através de links recebidos por e-mails ou newsletters;

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Não envie códigos de acesso ou do cartão-matriz por e-mail;

Não envie dinheiro a anunciantes;

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Altere as palavras-passe que tenham sido utilizadas para aceder a sites recentemente atacados;

Evite usar a mesma palavra-passe para todas as contas;

Altere as palavras-passe com frequência;

Não partilhe dados privados nas redes sociais;

Não envie cópias do cartão de cidadão pela internet;

 Confirme se um site é legítimo e seguro antes de registar os seus dados pessoais.

“Este site é seguro?” é grátis e previne fraudes

A DECO PROTESTE disponibiliza gratuitamente a ferramenta “Este site é seguro?”, desenvolvida em parceria com a Scam Adviser. Basta inserir o URL do site em que pretende navegar e a ferramenta revela de imediato se a página tem phishing (captura de informação através de e-mail), malware, vírus e outras ameaças digitais.

Em Portugal, o phishing tem sido, nos últimos anos, a ciberameaça mais frequente em Portugal, de acordo com o Centro Nacional de Cibersegurança. Os bancos são responsáveis pelos casos em que fica provada a ocorrência de falhas ou mau funcionamento do sistema. Nesse caso, as vítimas têm de ser reembolsadas.

Já se o banco provar que o consumidor teve um comportamento negligente (por exemplo, através do fornecimento de códigos do cartão-matriz em sites terceiros), não há lugar a reembolso.

Em Portugal, o phishing é o cibercime com mais prevalência. Só em 2022, o Ministério Público recebeu 358 denúncias de phishing. As fraudes com MB Way são já a segunda ciberameaça mais frequente em Portugal, com 84 denúncias registadas no ano passado. Em terceiro estão os ataques informáticos, que motivaram 81 participações ao Ministério Público.

A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores.  Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.  

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