Coimbra

1 milhão para recuperar Jazigo Municipal em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 07-02-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai lançar, pela terceira vez, um concurso para a “Recuperação do Jazigo Municipal com Columbário, no Cemitério da Conchada”, agora com o preço base, sem IVA, de 1.058.942,79 euros, por um prazo máximo de 360 dias. A proposta fo aprovada na última reunião do Executivo.

PUBLICIDADE

Para a recuperação do Jazigo Municipal com Columbário, no Cemitério da Conchada, o Município de Coimbra vai lançar, pela terceira vez, um concurso público, desta vez com o preço base, sem IVA, de 1.058.942,79 euros, já que nos dois lançados antes – a 25 de maio de 2020 por 547.866,30 euros (s/ IVA) e a 30 de dezembro por 723.965,39 euros (s/ IVA) – “não foram apresentadas propostas válidas para a sua execução”, refere-se na informação dos serviços.

O edifício encontra-se em elevado estado de degradação. “As coberturas apresentam graves problemas de infiltração, decorrentes do mau estado das telhas, beirados, remates e elementos de drenagem. As caixilharias de madeira apresentam-se muito degradas, com elementos apodrecidos, vidros partidos e ferragens estragadas ou em falta. No Corpo Principal – zona de jazigo, a ocorrência de um incêndio há cerca de 20 anos, provocou graves danos estruturais na ala lateral esquerda, tendo afetado os três níveis superiores de prateleiras”, descreve-se na informação municipal. “Tal situação originou a remoção das urnas aí existentes. Este incêndio deixou inoperacional a ponte rolante então existente, que servia para o transporte / elevação e colocação das urnas aos diferentes níveis das prateleiras. Desde então, foi instalado, na entrada, um mecanismo de elevação provisório bastante arcaico, apoiado numa estrutura executada em tubos de andaime. (…) A situação aqui existente é absolutamente surrealista, não conferindo o mínimo de dignidade ao espaço e com graves falhas de segurança”, acrescenta o mesmo documento. 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE