Cidade

1 milhão e meio para Mercado Municipal D. Pedro V “bancar conceito time out”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-06-2019

O executivo municipal de Coimbra analisou e aprovou, na sua reunião desta segunda-feira,u ma proposta para a abertura de um concurso público para transformar o Mercado Municipal D. Pedro V, com o preço base de 1.498.190,99 euros.

PUBLICIDADE

A abertura do procedimento concursal foi aprovada com os votos d 

A Câmara Municipal de Coimbra adianta que deseja modernizar o Mercado Municipal D. Pedro V e adaptá-lo a novas dinâmicas de funcionamento, nomeadamente através da instalação de uma Praça de Restauração (com a instalação de postos fornecedores de refeições e de uma zona central comum com mesas e de um Largo da Feira), para além de obras de manutenção do edifício.

PUBLICIDADE

A aposta passa pela criação de uma Praça de Restauração na área central do 1º piso, onde vão nascer, também, outros espaços. Um para ponto de encontro, outro vocacionada para pequenas feiras temáticas e eventos de animação, e um quarto dirigido aos produtores agrícolas.

No andar superior da galeria do Mercado do Peixe está prevista a criação de um espaço de restauração individualizado, com entrada também a partir do estacionamento superior (o que lhe permitirá funcionar mesmo com o mercado fechado), apoiado com sanitários e cozinha de confeção, com entrada própria para cargas e descargas. A galeria superior será fechada com cortina predominantemente de vidro.

PUBLICIDADE

publicidade

O Mercado vai ainda ganhar um “condomínio criativo” com três espaços amplos para lojas, ateliês e cowork, por exemplo; e um miradouro, na antiga “casa dos frangos”, que vai constituir um espaço exterior aprazível.

No que diz respeito às obras de manutenção, está prevista a revisão geral da cobertura e das caleiras, a substituição das chapas das zonas de iluminação por chapas de policarbonato com melhor eficiência energética, reparação de pavimentos degradados, pinturas interiores e exteriores de paredes e tetos, revisão e reparação de portas e pequenas reparações diversas.

A intervenção inclui, ainda, a substituição de lâmpadas por outras com melhor eficiência energética, e do sistema de aquecimento existente, por um novo sistema que garantirá melhor conforto térmico e eficiência energética.

Depois da conclusão da obra, poderá ser aberto um concurso público para entregar a gestão dos estabelecimentos a uma entidade privada ou a para concessionar direta a empresas que estejam interessados em abrir o seu espaço de restauração.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE