Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Zelensky agradece papel de Erdogan para restabelecer acordo sobre os cereais

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 02-11-2022

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pela sua colaboração e compromisso no restabelecimento do acordo de exportação de cereais desde os portos ucranianos, suspenso pela Rússia no fim de semana.

PUBLICIDADE

Os dois governantes mantiveram hoje uma conversa telefónica, com Zelensky a valorizar a “participação ativa” de Erdogan para a recuperação do acordo, depois de Moscovo o ter suspendido em retaliação por um alegado ataque ucraniano contra a sua frota no mar Negro.

O chefe de Estado ucraniano elogiou ainda o “apoio firme” do Presidente turco sobre a “soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Discutimos medidas adicionais para trazer de volta os prisioneiros de guerra e os presos políticos. O apoio turco neste assunto é importante para nós”, destacou Zelensky numa publicação na rede social Telegram, citado pela agência Europa Press.

Por seu lado, Erdogan manifestou satisfação por ter conseguido o restabelecimento do acordo com a Rússia, pois considera que o trigo ucraniano e os fertilizantes russos são suprimentos de vital importância para todo o mundo, especialmente para as regiões mais desfavorecidas, de acordo com as declarações divulgadas pela agência Anadolu.

PUBLICIDADE

O Governo russo anunciou hoje o regresso ao acordo assinado com a Ucrânia para garantir a exportação de cereais, depois de considerar “suficientes” as garantias recebidas por parte da ONU e da Turquia, de modo a que as forças ucranianas não utilizem este acordo para realizar operações militares.

Já o Presidente russo, Vladimir Putin, advertiu hoje que suspenderá novamente o acordo de exportação de cereais ucranianos se Kiev violar as garantias escritas de não utilizar o corredor humanitário e os portos ucranianos para fins militares.

Esta foi uma das exigências da Rússia para retomar a sua participação no pacto, que expirará a 19 de novembro e cujo prolongamento Moscovo está ainda a estudar, juntamente com uma investigação exaustiva do suposto ataque ucraniano perpetrado a 29 de outubro contra a frota russa do mar Negro em Sebastopol com ‘drones’ (veículos aéreos não-tripulados) navais que, segundo a Defesa, se deslocaram ao longo do corredor criado para o escoamento dos cereais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também saudou hoje a decisão russa de reativar o acordo para a exportação de cereais a partir da Ucrânia, afirmando que se esforçará por prorrogá-lo além do prazo de 19 de novembro.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.430 civis mortos e 9.865 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com