Volta a Portugal passa pelo distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-08-2017

Começa esta sexta-feira, 4 de agosto, o grande festival do verão, a Volta a Portugal em Bicicleta, que durante duas semanas vai animar as estradas portuguesas num inimitável e extenso evento social que atravessa gerações e percorre várias regiões do país.

PUBLICIDADE

volta a portugal

Será um contrarrelógio individual curto, não chega aos cinco quilómetros e meio com partida e chegada à Praça do Império, em Lisboa, que fará o Prólogo desta edição ajudando, desde logo, a definir o título de “Rei da Volta 2017”, Camisola Amarela Santander Totta. O percurso está delineado na zona nobre e ribeirinha da Capital.

PUBLICIDADE

O francês Kevin Lebreton (Armée de Terre) será o primeiro a desfilar quando passarem seis minutos das 15 horas. O vencedor da Volta do ano passado, Rui Vinhas (W52-FC Porto), será o último a entrar em competição às 17h25.

140 homens integram o pelotão da 79ª Volta a Portugal Santander Totta onde estão representadas 24 nacionalidades com os portugueses, naturalmente, mais destacados no top dos países onde lideram os latinos. Entre as 18 equipas participantes há 33 portugueses, 22 espanhóis e 13 italianos.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as formações mais multiculturais destacam-se as equipas Israel Cycling Team e Kuwait – Cartucho.es com seis nacionalidades representadas em cada conjunto. A equipa de Israel, apenas com dois corredores nacionais, tem elementos com origens tão distintas como Espanha, Austrália, Letónia, Canadá, e Nova Zelândia. A formação do Kuwait sem qualquer representante do país árabe tem corredores de Itália, Espanha, Alemanha, Eritreia e Marrocos.

A apresentação das equipas decorreu esta quinta-feira numa emissão da RTP, a Televisão Oficial da Volta, transmitida em direto da Praça do Império junto ao Mosteiro dos Jerónimos onde esta sexta-feira começa a prova.

9_Etapa_Lousa - Guarda

Lousã, Góis, Arganil e Oliveira do Hospital são os 4 concelhos do distrito de Coimbra onde será possível ver a Volta  Portugal.

Quando a 14 de agosto o pelotão da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta se preparar para iniciar a Etapa Rainha, a caravana da prova estará na vila da Lousã com os homens que anseiam pelos melhores lugares da classificação a viver o nervoso miudinho das grandes etapas.
O município da Lousã volta a acolher a competição num dos dias mais importantes, o penúltimo, para definir o vencedor desta edição. A 9ª etapa de 184,1 Km vai terminar na Guarda e tem passagem no ponto mais alto do território continental português, a Serra da Estrela.

volta

Entretanto, a organização avisou que a penúltima etapa que vai começar na Lousã e terminar na Guarda vai sofrer uma alteração entre os quilómetros 32,3 e 51,5. Apesar das mudanças a quilometragem não será alterada mas será suprimida a subida após a ponte sobre o rio Alva e consequentemente o Prémio de Montanha de 4ª categoria, em Mouronho, introduzindo-se a passagem por Côja e Barril de Alva.

Há seis contagens para o Prémio da Montanha valendo a passagem na Torre como Categoria Especial. Joaquim Gomes, o diretor de prova não tem dúvidas. “Em termos competitivos esta será a última possibilidade de confronto direto entre os que estão a discutir a corrida. A partida na Lousã será apenas o início do calvário rumo à cidade mais alta de Portugal.”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE