Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

“Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022” com candidaturas abertas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-06-2022

Os jovens interessados em participar no projeto “Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022” devem submeter a sua candidatura, através dos serviços online da Câmara Municipal (CM) de Coimbra – https://servicosonline.cm-coimbra.pt/ – até ao próximo dia 28 de junho. O projeto é destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos e pretende reforçar a união e a cooperação entre as cidades-irmãs, promover a cidadania europeia e a mobilidade sustentável. A candidatura obriga ao preenchimento de um formulário próprio disponibilizado no website da autarquia e à entrega de um guião de viagem, com indicação, por exemplo, dos meios de transporte eco sustentáveis a utilizar. 

PUBLICIDADE

Coimbra e Poitiers, que são cidades geminadas desde fevereiro de 1979, encontram-se a colaborar em vários projetos que visam o reforço desta cooperação. Um deles é o projeto “Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022”, que decorre da iniciativa do Município de Poitiers “Vivons l’Europe en route pour Poitier – Coimbra/2022”. O objetivo é o mesmo: é dirigido a jovens, entre os 18 e os 30 anos, e visa o reforço da união e cooperação entre as cidades-irmãs, bem como a promoção da cidadania europeia e da mobilidade sustentável, através da utilização de meios de transporte eco responsáveis na viagem entre as duas cidades. 

A iniciativa “Vivons l’Europe en route pour Poitier – Coimbra/2022” prevê que 21 jovens provenientes de Poitiers permanecerão em Coimbra por um período de três dias, em diferentes datas, nos quais serão desenvolvidas iniciativas de intercâmbio de experiências com jovens portugueses e entidades sediadas na cidade. Já o projeto “Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022” prevê a viagem de 10 jovens a Poitiers para uma experiência semelhante e assente nos mesmos critérios. As viagens são financiadas, em parte, pelos municípios de Poitiers e Coimbra, respetivamente. 

PUBLICIDADE

publicidade

As candidaturas ao projeto “Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022” devem ser formalizadas até ao próximo dia 28 de junho, cumprindo as regras e os requisitos explícitos no documento que foi aprovado na reunião de Câmara de 16 de maio. Para isso, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado para o efeito no website www.cm-coimbra.pt, elaborar um guião de viagem (com roteiro, identificação dos meios de transporte eco sustentáveis a utilizar, previsão de despesas com alojamento e alimentação e ideias para a divulgação da cidade de Coimbra em Poitiers) e entregar os documentos requeridos. A candidatura deverá, depois, ser submetida através dos serviços online da autarquia, em  https://servicosonline.cm-coimbra.pt/.

As candidaturas serão, posteriormente, apreciadas mediante os critérios definidos no documento que enquadra o projeto, nomeadamente a utilização de meios de transporte eco sustentáveis, a adequação do guião à viagem e aos objetivos do projeto, a relação das despesas com o percurso efetuado e a originalidade das ideias de divulgação da cidade de Coimbra em Poitiers. Depois de analisadas, os 10 candidatos selecionados serão divulgados no website da Câmara Municipal. 

PUBLICIDADE

O Município de Coimbra, enquanto entidade promotora, financia o projeto num total de 7000 euros: a cada candidato selecionado será atribuído o montante máximo de 700 euros, que corresponde a 80% do orçamento da viagem, sendo que os restantes 20% são suportados pelo participante. O valor é destinado a despesas operacionais exclusivamente relacionadas com a viagem entre Coimbra e Poitiers, designadamente, despesas de deslocação na viagem, de alojamento e de alimentação durante o percurso referido. O seguro de viagem é assegurado pela autarquia. 

Este projeto será financiado em 1000 euros, no âmbito da presidência francesa do Conselho da União Europeia e da Temporada Cruzada Portuga-França 2022, que terá lugar simultaneamente nos dois países entre 12 de fevereiro e 31 de outubro de 2022, depois de acordada entre os Primeiro-Ministro português e o Presidente da República francesa em 2018. Dessa forma, a CM Coimbra definiu a Associação Académica de Coimbra como parceira, para que possa ser atribuído o apoio financeiro previsto no âmbito desta iniciativa, face “ao impedimento a pagamentos a municípios em Portugal”.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com