Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Vitorino Nemésio em destaque em Penacova

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-09-2021
No âmbito da geminação entre os municípios de Penacova e Praia da Vitória recentemente assinada, alusiva a Vitorino Nemésio, uma comitiva de Praia da Vitória, liderada pelo seu Presidente Tibério Dinis visitou Penacova. Os visitantes foram recebidos no salão nobre onde assistiram à apresentação do Roteiro Literário Nemesiano. Seguidamente visitaram o Moinho e o Museu Vitorino Nemésio, localizados na Portela de Oliveira, em pleno perímetro florestal da Serra do Bussaco.

Vitorino Nemésio nasceu a 19 de dezembro de 1901 na então Vila da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores celebrando-se no corrente ano de 2021 os 120 anos do seu nascimento. A sua cidade-berço possui um vasto e importante espólio patrimonial, histórico e literário relacionado com Nemésio, desde logo a Casa Vitorino Nemésio ou a biblioteca instalada na casa que pertenceu às suas tias.

PUBLICIDADE

Com raízes na Praia da Vitória, Vitorino Nemésio tinha no Concelho de Penacova, distrito de Coimbra, três moinhos na Portela de Oliveira e uma mata. Um dos seus moinhos foi doado ao município no ano de 1980. A Câmara Municipal de Penacova batizou o Museu do Moinho criado na Portela de Oliveira como Museu do Moinho Vitorino Nemésio em homenagem ao escritor e poeta açoriano que foi também um “incansável moleiro das palavras” no dizer de David Mourão Ferreira.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova e Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória defendem que o nascimento e trabalho feito por Nemésio é tão importante para a Praia da Vitória, como é importante a sua passagem e o legado que deixou no concelho de Penacova, pelo que se justifica esta geminação entre os dois territórios, que terá sobretudo uma vertente cultural.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com