Cidade

“Visita orante” à igreja da Rainha Santa Isabel no dia 21 de outubro

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-10-2018
No dia 21 de Outubro, às 17:00, terá lugar uma “visita orante” à igreja da Rainha Santa Isabel, no âmbito do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja e em pleno espírito de comunhão com os dois primeiros objectivos enunciados no Plano Pastoral de  2017-2020 da Diocese de Coimbra.
Trata-se de uma visita guiada à igreja da Rainha Santa Isabel, explicativa dos retábulos e painéis aí existentes, acompanhada de momentos de oração adequados aos santos e às várias representações artísticas presentes na igreja da Rainha Santa Isabel.
A Confraria da Rainha Santa Isabel recorda que “num espaço de tão forte densidade espiritual como é o desta belíssima igreja, a extrema beleza da arte é facilmente capaz de nos impregnar o espírito até aos lugares mais recônditos dos nossos sentimentos, se soubermos complementar a percepção visual da arte com os conteúdos históricos e objectivos religiosos que são inerentes à sua concepção e execução. Assim, de cada painel, de cada retábulo, de cada imagem facilmente se desprende uma prece propiciadora do nosso diálogo interior com Deus, através dos Seus santos”.
“O visitante aprenderá, assim, a libertar-se de uma contemplação passiva da arte e passará a assumir, perante qualquer objecto de arte religiosa, uma atitude activa, procurando discernir, na representação plástica, uma prece em sintonia com o seu estado de alma, uma prece que preencha os seus anseios espirituais”, salienta a Confraria.
Como sublinha o Bispo de Coimbra, o Senhor D. Virgílio Antunes, na sua última Nota Pastoral, “O desafio consiste em viver a vida como uma oração, o que significa dar um sentido espiritual a tudo o que se faz, se sente e se deseja. Para que isso aconteça são necessários momentos verdadeiramente orantes, de escuta, de diálogo, de silêncio, de meditação e de contemplação, que hão marcar etapas significativas do dia, da semana ou do ano litúrgico”.
No final da visita, será concedido aos visitantes espaço para a contemplação pessoal, durante o qual poderão prolongar o tempo de reflexão, de meditação e de oração.
A visita é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no Recordatório e limitada a 300 pessoas.
As inscrições serão encerradas assim que o limite de 300 pessoas for atingido.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE