Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Viseu afasta-se de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-04-2014

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), considerou hoje que a sinalização do corredor ferroviário Aveiro – Salamanca como uma prioridade é “um passo positivo”, mas que ainda há “muitas perguntas sem resposta”.

PUBLICIDADE

Ao comentar à agência Lusa o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, divulgado na terça-feira no Portal do Governo, o autarca saudou “o facto de o Governo, neste conjunto de prioridades e naquilo que sinalizou junto da União Europeia, ter indicado o corredor Aveiro – Salamanca”.

“Significa que o esforço de debate público e a concertação que fizemos do ponto de vista do Centro e Norte de Portugal mereceu acolhimento da parte do Governo”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, o antigo secretário de Estado da Economia admitiu ter ainda “muitas dúvidas relativamente à forma como tudo se irá passar”, porque o plano “abre diversas perspetivas”.

Almeida Henriques considerou que, durante o debate técnico, terão de ser encontradas “soluções que se encaixem na disponibilidade financeira, mas que sirvam de uma forma mais cabal o Centro e Norte do país”.

PUBLICIDADE

“Ainda há um trabalho bastante grande para fazer e estamos disponíveis para, com o Governo, encontrarmos a melhor solução”, acrescentou.

Na sua opinião, a melhor solução passaria pela “construção de uma linha nova entre Aveiro e Mangualde e depois a melhoria da Linha da Beira Alta até à fronteira”.

O autarca disse ser preciso defender uma solução que tenha “uma abordagem ferroportuária e, ao mesmo tempo, logística”, potenciando as exportações do país, mas sem esquecer os passageiros.

Almeida Henriques sublinhou o facto de o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas ter assinalado também como prioridade a melhoria da ligação rodoviária de Viseu a Sul, “independentemente do caminho a seguir para atingir o objetivo final”, uma vez que a obra terá de ser feita com investimento privado.

“A cidade-região de Viseu pede uma rodovia mais competitiva a Sul, que reduza em 30 minutos a ligação a Lisboa”, frisou.

O autarca esclareceu que, ao invés de uma ligação Viseu – Coimbra, prefere falar numa “ligação de Viseu a Sul”, que poderia passar, por exemplo, por “construir autoestrada até Santa Comba Dão e depois ela aproveitar para ir pelo traçado da antiga Estrada Nacional 2 e ir ter ao Itinerário Complementar 13, em Condeixa”.

“Iríamos sair a Sul de Coimbra. Continuaria a haver o Itinerário Principal 3 para quem fosse só para Coimbra. Quem fosse para Norte iria pela A25 e quem fosse para Sul aproveitaria esta nova autoestrada, aí eventualmente com portagem”, acrescentou.

Também no caso desta obra, Almeida Henriques se disponibilizou para dialogar e trabalhar com o Governo na procura da melhor solução.

Já o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, preferiu não comentar o que refere o plano relativamente a esta obra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com