Cidade

Violência doméstica: Movimento “Nós Por Elas” realiza marcha em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-03-2019

O movimento “Nós Por Elas” dinamiza no sábado uma marcha de homenagem às vítimas de violência doméstica, que vai decorrer em dez cidades do país, incluindo Coimbra, informou a responsável.

PUBLICIDADE

Em Coimbra, será realizada uma marcha da praça da República até à praça 8 de Maio, local onde irá atuar um coro, enquanto dois pequenos grupos vão deixar uma lápide nas instalações do Ministério Público e no palácio da Justiça.

PUBLICIDADE

publicidade

De seguida, o grupo segue até ao parque Manuel Braga, onde serão lançadas mais de 500 flores (representando as mais de 500 vítimas de violência doméstica em 15 anos) ao rio Mondego, referiu uma das responsáveis pela iniciativa de Coimbra, Maria José Carrilho.

O movimento “Nós Por Elas” foi criado depois de Helena Gouveia ter assistido às notícias de um homem que matou a sogra e a filha.

PUBLICIDADE

“Surgiu a ideia de um movimento contra a violência doméstica, não pensada apenas como feminicídio, mas em toda a envolvente do fenómeno, que abrange mulheres e homens, crianças, idosos e técnicos”, disse à agência Lusa Helena Gouveia, salientando que, após ter lançado o repto, não estava à espera que ganhasse “a dimensão que ganhou”.

O movimento, vinca, é apartidário e não ligado a organizações ou associações, querendo ser “inclusivo e aberto a homens e mulheres de todos os quadrantes que se identifiquem com a causa”.

O “Nós Por Elas”, explica, remete não apenas para as mulheres, mas para “todas as vítimas”.

Em todas as cidades, haverá uma marcha, mas as diferentes formas de homenagem às vítimas poderão ser diferentes em cada local, referiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE