Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Violência Doméstica: Médicos devem preservar vestígios das agressões

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-09-2015

Médicos de serviços de urgência, dos cuidados de saúde primários e do INMLCF, outros especialistas da área da Medicina Legal e representantes do Ministério Público participam  no dia 29 de setembro) nas ações de formação que vão decorrer em 23 cidades portuguesas, subordinadas ao tema “Atuação médica em casos de violência”.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

PUBLICIDADE

“A principal preocupação dos médicos é – naturalmente – diagnosticar, tratar e medicar os cidadãos. O que nós pretendemos, com as ações que decorrem amanhã, é sensibilizá-los para que tenham em atenção as eventuais consequências jurídicas para as vítimas de violência, em especial a doméstica. Alguns minutos e cuidado a mais numa atuação médica podem significar a condenação ou não de um agressor”, afirma o vice-presidente do INMLCF, Dr. João Pinheiro.

“O que pretendemos fazer é sensibilizar os médicos para a necessidade de preservar os vestígios das agressões, de registar e documentar devidamente as lesões sofridas pelas vítimas. Muitos médicos já assim procedem, não esquecendo ao mesmo tempo que a sua principal função é tratar essas mesmas vítimas. Mas precisamos que todos assim passem a atuar”, acrescenta.

A iniciativa de amanhã, inédita, decorre em praticamente toda a rede nacional de gabinetes médico-legais e forenses, designadamente os sediados em Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Elvas, Guarda, Évora, Faro, Leiria, Penafiel, Portimão, Santa Maria da Feira, Santiago do Cacém, Setúbal, Tomar, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores), sendo coordenada pelo Dr. César Santos, representante do INMLCF na Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género.

PUBLICIDADE

publicidade

O resultado desta ação inédita – integrada no V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017) – terá garantidamente um efeito muito significativo na preparação dos médicos dos serviços de Urgência para enfrentar situações de violência e na melhor prestação de cuidados na área forense a toda a população.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com