Coimbra

Vinho do Porto do início ao fim numa refeição única! É servido?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-10-2015

O restaurante “A Estrela da Mó”, em Vila Nova de Poiares, aceitou o desafio de harmonizar a comida com Vinho do Porto.

PUBLICIDADE

a mó

Este desafio foi lançado aos restaurantes nacionais através de uma parceria entre o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a revista “ INTER Magazine” e consistia na criação de um menu temático que estará à prova durante o mês de Setembro e Outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo deste desafio é criar a harmonização perfeita entre o vinho do Douro ou o vinho do Porto com uma entrada e um prato principal e, no caso da sobremesa, seria obrigatório que esta fosse acompanhada com um vinho do Porto.

O Gerente André Oliveira e o Escanção Pedro Santos criaram, então, uma entrada composta por uma Salada de Salmão Fumado com Pão Crocante e Molho de Citrinos e para acompanhar a escolha foi o Vinho do Porto Andresen Branco 10 anos.

Quanto ao prato principal, a aposta recaiu sobre um Naco de Vitela com Misto de Cogumelos e Couve salteada, Batata Ponte Nova e Molho de Frutos Vermelhos a combinar com o Vinho do Porto Ramos Pinto Late Bottled Vintage 2008.

PUBLICIDADE

Já para sobremesa, a escolha foi um Pudim de Baunilha com Molho de Caramelo e Amêndoa a harmonizar com Vinho do Porto Dow’s Tawny 10 anos. A escolha de acompanhar a ementa apenas com vários vinhos do Porto é uma aposta na versatilidade deste produto.

Segundo André Oliveira, aliar a qualidade do serviço à gastronomia nacional foi sempre uma aposta desde o início da abertura do restaurante em 2008 e a participação no “Concurso de Gastronomia e Vinho do Porto 2015” é mais uma forma de divulgar a nossa gastronomia e a qualidade dos vinhos nacionais. O restaurante fecha á terça-feira e está disponível para marcação de mesa através do 239 428 374 ou 917 167 585.

O restaurante A Estrela da Mó é um dos restaurantes mais antigos de Vila Nova de Poiares, tendo estado presente em vários concursos e finais como no “Schweppes Challenge” . Ao longo dos anos obteve vários prémios como por exemplo de “A Melhor Chanfana”, pela Confraria da Chanfana em 2013 e o Melhor Arroz de Portugal em 2014, com um Arroz de Cogumelos e Coelho Campestre elaborado para o concurso e disponível por reserva 24 horas. Pode ainda encontrar uma carta de vinhos com cerca de 300 referências desde vinhos nacionais a vinhos internacionais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE