Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Vila Pouca da Beira revive tradição com a Festa do Bodo de S. Sebastião

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-01-2015

 O certame é promovido pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

É com a Festa do Bodo de S. Sebastião que se inicia o calendário de ‘eventos marca’ de Oliveira do Hospital que diferenciam o concelho e atraem visitantes de toda a região para reviver tradições e usufruir de experiências únicas. Pelo recinto da festa, nas imediações da Igreja Matriz e da associação local, estarão distribuídos dezenas de expositores que oferecem desde artesanato a produtos endógenos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este é já um grande evento, com alguns anos, e que a União de Freguesias quer realizar e levar cada vez mais longe” anunciou Licínio Neves, presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira. Na conferência de imprensa, o autarca dirigiu o convite a toda a região para que visite Vila Pouca da Beira durante o fim de semana onde “vão encontrar boa gastronomia e boa animação cultural” estando reunidas as condições para “divulgar o que a nossa terra tem de bom”.

Maria José Garcez, diretora da Pousada Convento do Desagravo, espaço que acolheu a sessão de apresentação, congratulou a organização pela iniciativa e manifestou a disponibilidade da pousada para acolher e participar em diferentes eventos, uma vez que pretendem “estar o mais próximo possível da comunidade” e que aquele é um “espaço com dois séculos e com muitas histórias”, classificado como património de interesse público.

PUBLICIDADE

“É com dever de missão que a ADI é parceira neste evento da União de Freguesia” referiu Ricardo Figueiredo, representante da Agência de Desenvolvimento, que sublinha, “este é um evento de referência em Oliveira do Hospital e que pode atrair mais visitantes e turistas ao concelho” e dessa forma “permite alavancar a economia local” não só na freguesia de Vila Pouca da Beira como em todo o concelho.

A representar a Câmara Municipal, Graça Silva frisou a dimensão desta Festa do Bodo de S. Sebastião que “tem como principal objetivo promover as nossas tradições, a cultura e gastronomia, mostrando como são as nossas gentes”. “As portas de Vila Pouca da Beira estão abertas no próximo fim de semana para receber os oliveirenses e todos os que gostam de usufruir da nossa oferta gastronómica e dos nosso bons produtos locais de qualidade” explicou a vereadora da Cultura.

A abertura da festa acontece pelas 15:00 horas de sábado com uma arruada pelo Grupo de Concertinas Montes Hermínios. Nessa noite haverá baile com “Banda K”. No domingo, os festejos iniciam-se com a arruada pela Banda Filarmónica Sangianense seguindo-se celebração da Eucaristia (10H00) com procissão em Honra de S. Sebastião. A tarde será preenchida com vários momentos musicais e culturais com a participação do Grupo de Bombos Pedra e Racha, da Tuna de Cantares de Avô, do Grupo de Cantares de Vila Pouca da Beira e do Grupo de Concertinas do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.

Ao longo de todo o dia de domingo destaca-se a animação musical de rua permanente e a distribuição do Bodo de S. Sebastião – broinhas, enchidos e broa – sendo que no recinto, os visitantes vão encontrar a gastronomia típica, o artesanato e o mercado de produtos locais, entre outros expositores. O público visitante poderá também participar nas visitas guiadas ao Convento do Desagravo que serão efetuadas durante a tarde de domingo, 25 de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com