Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Vila Nova de Poiares: Viatura elétrica reforça serviços municipais e reduz impacto ambiental no Mercado

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-10-2019

O Município de Vila Nova de Poiares já conta com uma viatura elétrica de apoio aos serviços de ambiente.

PUBLICIDADE

Trata-se de um quadriciclo 100 % elétrico com componente de carga e limpeza, adquirido no âmbito de uma candidatura efetuada ao Fundo Ambiental, na “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos”, em que o Município viu aprovado o projeto para a implementação de medidas para a redução dos impactes ambientais no Mercado de Vila Nova de Poiares.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «este projeto tem por finalidade valorizar e promover o mercado municipal, através da redução dos impactes ambientais gerados pela atividade do mercado, especialmente para descarbonizar a logística de fornecimento e entrega de produtos frescos».

PUBLICIDADE

publicidade

Em termos práticos o veículo permitirá o transporte dos produtos desde o cais de abastecimento até às respetivas bancas, mas também, efetuar após o encerramento do mercado, o transporte dos contentores de resíduos recicláveis e a higienização do espaço, estando equipado com dispositivos de aspiração e lavagem de pavimento.

«A preocupação ambiental é uma das nossas ‘bandeiras’, pelo que, com esta nova viatura, além do aumento da eficiência dos trabalhos de limpeza, contribuiremos também para redução da emissão de gases com efeito de estufa, bem como para a diminuição do ruído e de emissões poluentes», afirmou.

PUBLICIDADE

Em breve o Município irá também contar com a aquisição de uma viatura de transporte de passageiros de 7 lugares, reforçando assim a aposta na descarbonização e redução da pegada ecológica municipal.

O Fundo Ambiental, criado pelo governo português, tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com