Coimbra

Vila Nova de Poiares inaugurou memorial a Phil Mendrix

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-11-2020

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e Lourdes Mendes, esposa de Phil Mendrix (Filipe Mendes) inauguraram no CCP – Centro Cultural de Poiares, um memorial ao músico e guitarrista, em forma de mosaico de guitarra elétrica à escala real, evocando assim a data em que o artista comemoraria 73 anos.

PUBLICIDADE

A homenagem decorreu na presença de familiares e amigos do guitarrista, e pretende, de forma simbólica, perpetuar a memória de Filipe Mendes, com profundas ligações a Vila Nova de Poiares, mais propriamente ao lugar da Venda Nova e que, faleceu em 2018.

PUBLICIDADE

publicidade

À noite, pelas 21h30, teve lugar no auditório do mesmo CCP um concerto pelo coletivo de músicos “Somos Mendrix”, com a participação de alguns convidados especiais e com a projeção, ao longo do espetáculo, de mensagens de inúmeros artistas de renome nacional não só da área da música como das várias artes performativas, como por exemplo, Manuel João Vieira, Carlos Mendes, Herman José, Jorge Palma, Paulo de Carvalho, Toy, Xutos & Pontapés, entre muitos. Devido às restrições atuais, o concerto decorreu perante um publico restrito, tendo sido transmitido em live stream.

As cerimónias de evocação deste aniversário iniciaram-se no dia anterior, 9 de novembro, com a exibição de um documentário sobre a vida e obra do musico, realizado por Paulo Abreu, e que retrata a personalidade e carisma desta personalidade que vai muito além do percurso artístico.

PUBLICIDADE

Recorde-se que o desaparecimento de Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes, que deixou um enorme legado cultural na área da música, representou uma enorme perda para o Concelho.

Este foi mais um reconhecimento público e agradecimento do Município ao Phil Mendrix, que já o tinha expressado em 2019, com a atribuição, já a título póstumo, da Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, na área da cultura.

A ligação de Phil Mendrix a Vila Nova de Poiares era bem forte, sendo recordado por todos pela sua simplicidade, cumplicidade, amizade e pelo seu virtuosismo na guitarra.

Com uma carreira extraordinária, em que passou pelos Chinchilas, Roxigénio, Ena Pá 2000, Irmãos Catita, entre muitos outros projetos, é assinalado por todos como uma referência que inspirou inúmeras gerações de guitarristas, ao nível dos grandes nomes internacionais, e que granjeou ao longo da sua carreira um enorme reconhecimento e admiração entre os seus pares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE