Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Vila Nova de Poiares cria Zona de Escalada com 41 vias

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-08-2020

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares inaugurou este sábado a Zona de Escalada situada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, cerimónia que contou com a presença do Presidente do Município, João Miguel Henriques, do Vice-Presidente com o pelouro do Desporto, Artur Santos, do Presidente da Federação Promotora de Montanhismo e Escalada, Carlos Gomes, do Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares, João Carlos Feteira.

PUBLICIDADE

Trata-se, como referiu João Miguel Henriques, «de proporcionar mais uma resposta àquilo que é o crescente aumento na procura por desportos de aventura e natureza, a exemplo dos mais recentes como a pista de parapente, circuitos pedestres, pista de btt, entre outras, que vão assumindo cada vez maior relevo no Concelho, e em que temos procurado potenciar aquilo que são as capacidades do Concelho nestas áreas».

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o Presidente da Câmara, «Vila Nova de Poiares assume-se cada vez mais como espaço de referência para as mais diferentes atividades outdoor, que nos apaixonam a todos e nos permitem o contacto com a natureza, que todos os dias se regenera e se torna um local mais aprazível para quem nos visita».

Já Carlos Gomes, presidente da FPME, aproveitou para deixar «o elogio ao Município pela dedicação e paixão que demonstraram na concretização deste projeto», afirmando ainda que «foi com grande satisfação que a FPME se envolveu neste projeto».

PUBLICIDADE

Os afloramentos rochosos de quartzito, têm uma orientação de leste o que possibilita a prática da escalada em quase todo o ano. Nos dias soalheiros de inverno a prática pode realizar-se nos períodos da manhã e, nos meses mais quentes do verão, nos períodos da tarde.

No total são 41 vias distribuídas ao longo de quatro setores. No “Miradouro”, podemos contemplar a vista não só perante o vale da Fraga mas também, para Vila Nova de Poiares, sendo aqui que se encontram se cinco vias com dificuldades do IV+ ao 6c. Altura das vias: 8 a 10 metros.

Segundo a lenda, numa pequena gruta de um dos penedos do monte da Fraga, viveu um mouro com a sua família, daqui derivando o nome do “Penedo do Mouro”, neste setor estão equipadas duas vias na gruta com uma dificuldade superior (6c e 7a). Altura das vias: 8 metros.

No lado oposto do vale, existe um outro penedo que segundo os populares, a designação de “Penedo da Desgraça”, deve-se ao facto da dificuldade em vencer o desnível na busca de lenha e pasto para os animais. Aqui encontra-se a maior concentração de vias, 19 no total, oferecendo aos praticantes, vias de qualidade e diversidade técnica até à dificuldade de 7b+. Ainda neste sector, encontra-se a primeira via de escalada aberta nesta zona, no ano de 2007, por José Miguel Pereira. A via “Zé Cogumelo” é uma via de autoproteção, sendo necessários os respetivos equipamentos – a reunião está equipada. Altura das vias: 10 a 18 metros.

A “Rua Sésamo” é o ex-libris desta zona para a iniciação à escalada, oferecendo aos praticantes de todas as faixas etárias, quinze vias com ratio de dificuldade do III grau ao 6a – é sem dúvida o sector onde o conceito “escalada em família” serve na perfeição. Tem a particularidade da existência de duas vias que permitem a iniciação à escalada “multi-largos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com