Vida e obra de antigo Reitor da UC em exposição no Panteão Nacional

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-07-2017

O Panteão Nacional assinala o centenário da morte de Manuel de Arriaga com uma exposição dedicada ao primeiro presidente português, a inaugurar hoje, às 18:00, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

A exposição centra-se na vida e obra de Manuel de Arriaga e retrata também as iniciativas do regime para definir os símbolos nacionais da República, como o hino e a bandeira.

A mostra inclui exemplares de pintura, têxteis e publicações, algumas das quais o Panteão Nacional revela, em comunicado, serem “apresentadas em público pela primeira vez”.

PUBLICIDADE

PANTEÃO NACIONAL

Os itens expostos vão estar na nave central, no coro alto e nas salas de exposição do Panteão Nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel de Arriaga, primeiro Presidente da República Portuguesa, foi professor, advogado, deputado, escritor e poeta, desempenhando ainda, entre outros, os cargos de procurador da República e de reitor da Universidade de Coimbra, instituição onde se formou.

Os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional em 2004.

A exposição “Manuel de Arriaga e a construção da imagem da República” pode ser visitada pelo público de 13 de julho a 12 de novembro de 2017. O horário é das 10:00 às 18:00, até ao dia 30 de setembro, e das 10:00 às 17:00, a partir de 01 de outubro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE