Coimbra

Viagem literária percorre lugares de Cantanhede que marcaram Carlos de Oliveira

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-06-2018

 Um projeto de viagens literárias na região de Coimbra propõe-se a percorrer, no sábado, as terras arenosas da Gândara, em Cantanhede, zona que acabaria por marcar a obra e o pensamento de Carlos de Oliveira.

PUBLICIDADE

A viagem, intitulada “Carlos de Oliveira, entre Coimbra e Cantanhede”, é a segunda de uma série que arrancou em 2017, com um percurso dedicado a Antero de Quental, entre Coimbra e o Buçaco, numa iniciativa do Cineclube de Coimbra Fila K.

PUBLICIDADE

publicidade

A segunda viagem literária decorre no sábado e começa em Coimbra, na casa onde o escritor neorrealista viveu enquanto estudante, seguindo-se um percurso focado em Cantanhede, seja na vila de Febres, onde viveu a infância, seja na zona da Gândara, que “haveria de estruturar o pensamento e obra” de Carlos de Oliveira, refere a organização.

“A Gândara teve uma grande influência no Carlos de Oliveira e é marcante na obra dele”, disse à agência Lusa Carlos Coelho, um dos responsáveis pela iniciativa, apontando para o romance de 1943, “Casa na Duna”, que remete para o universo arenoso e dunar dessa zona de Cantanhede.

PUBLICIDADE

O romance “Uma Abelha na Chuva” também é uma história “toda ela sediada num território muito idêntico à Gândara”, notou, sublinhando que o escritor foi muito marcado por aquele território “difícil, muito arenoso, cheio de mosquitos” e que “o povo venceu e conquistou”.

Os passeios vão ser acompanhados pela leitura de textos de Carlos de Oliveira por atores da cooperativa Bonifrates e António Pedro Pita e Nuno Caldeira vão abordar “aspetos da vida e obra do autor e da geografia gandaresa”.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (através do e-mail viagensliterarias.pt@gmail.com) e o percurso está limitado a um número máximo de 40 participantes.

Segundo Carlos Coelho, em julho, no âmbito do Festival das Artes, que decorre em Coimbra, será feita uma segunda edição da primeira viagem, dedicada a Antero de Quental.

O projeto pretende continuar a propor percursos em torno da vida e obra de outros escritores, como Fernando Namora (Condeixa-a-Nova), Vitorino Nemésio (Penacova) e Jorge de Sena (Figueira da Foz).

“Temos o propósito de mostrar outros locais que existem aqui ao lado de Coimbra e divulgar escritores que estudaram ou tiveram uma relação” com a cidade, explicou Carlos Coelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE