Região

“Viagem entre terras” levou mais de 800 pessoas a conhecerem freguesias de Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-09-2022

Mais de 800 pessoas participaram no programa “Viagens entre Terras”, que decorreu, entre 8 de junho e 28 de setembro, nas várias freguesias do concelho de Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

A última “viagem” realizou-se na quarta-feira e levou os habitantes da Freguesia de Fajão-Vidual à descoberta das pessoas e dos pontos de interesse de Unhais-o-Velho.

No total, esta iniciativa envolveu mais de 800 pessoas das várias freguesias do concelho. José Carlos, coordenador do CLDS Pampilhosa Inspira-ação! –, projeto que organiza o evento com o apoio da Câmara Municipal – considerou que “todas as viagens foram diferentes e especiais” e destacou os “momentos de alegria, animação e convívio” vividos ao longo desta jornada.

PUBLICIDADE

O convívio, a partilha de valores e experiências e a descoberta dos encantos das freguesias vizinhas foram, uma vez mais, utilizados pelo CLDS como “aliados eficazes no triunfo sobre a solidão”.

Segundo Jorge Custódio, presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, para as pessoas que nos centros urbanos referem que “têm dificuldade em vir para as aldeias por causa da solidão”, torna-se relevante questionar “quantas pessoas estão nas cidades em solidão no meio de uma multidão?”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Podemos ter menos pessoas, mas as que temos são solidárias umas com as outras e acabam por combater esses momentos de solidão com encontros destes e doutro género”, sublinhou o autarca.

De acordo com o município, na generalidade, quem participou nestas “Viagens entre Terras” mostrou-se feliz. “Feito o balanço, ainda bem que a Câmara Municipal fez esta aposta, com a maravilhosa equipa do CLDS connosco a organizar esta iniciativa”, afirmou Jorge Custódio, manifestando a intenção de dinamizar eventos semelhantes.

Esta pretensão poderá verificar-se em breve, uma vez que, segundo adiantou o coordenador do CLDS Pampilhosa Inspira-ação!, “a equipa está já a desenhar as próximas viagens entre terras que possivelmente poderão ser regionais, ou seja, fora do concelho”.

Recorde-se que esta foi a terceira edição das “Viagens entre Terras”, uma iniciativa que não se realizava desde 2017, designando-se nessa altura “Encontros Interfreguesias”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE