Vergílio Correia homenageado no Dia Internacional dos Arquivos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-06-2017

O Dia Internacional dos Arquivos, que é celebrado na sexta-feira, é assinalado pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa, com uma homenagem ao historiador de arte, arqueólogo e etnólogo Vergílio Correia.

PUBLICIDADE

A homenagem, na sexta-feira à tarde, é composta por um painel de palestras, a inauguração de uma exposição de fotografias inéditas de autoria de Vergílio Correia, e a exibição de um documentário de 1939.

conimbriga

PUBLICIDADE

publicidade

Vergílio Correia (1888-1944), entre outras funções, coordenou os trabalhos arqueológicos no sítio de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, de 1933 a 1940, e, anteriormente, tinha sido conservador dos museus Etnológico Português e do de Arte Antiga, em Lisboa.

A homenagem ao investigador, que dirigiu o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, desde 1921 até à sua morte, divide-se em duas partes, uma primeira, na abertura da exposição de fotografia que estará patente até dia 28 de setembro, e uma segunda, no encerramento, com um colóquio dedicado ao “eminente intelectual”, salientou o Maria dos Remédios do Amaral, do ANTT.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, às 16:00, antecedendo a exposição de fotografias inéditas, realiza-se um conjunto de palestras, sublinhando a importância do trabalho do investigador.

Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, falará sobre “Vergílio Correia e o Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO”, enquanto Ana Lopes, do ANTT, abordará o espólio arquivístico de Vergílio Correia, que se encontra neste arquivo.

Maria dos Remédios Amaral disse à agência Lusa que a Torre do Tombo adquiriu em 2005 parte do arquivo pessoal do investigador, mas este, parcialmente, encontra-se disperso, tendo destacado o trabalho do Centro de Estudos Vergílio Correia (CEVC), em Condeixa-a-Nova, na recuperação do espólio fotográfico.

“São cerca de mil fotografias, sendo que vamos expor apenas 36, mas são absolutamente inéditas e abordam os seus temas de eleição, a etnografia, arqueologia e história de arte”, afirmou.

No espólio adquirido pelo ANTT foram também encontradas várias fotografias, algumas das quais serão incorporadas na exposição.

No painel de palestras que antecede a inauguração da exposição, inclui-se ainda uma do historiador de arte Vitor Serrão, que irá traçar o “perfil de um eminente historiador de arte, arqueólogo, etnólogo, professor universitário e homem de cultura integral”, e uma de Vera Mariz, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, intitulada “o apaixonante caso da carga assíria do navio Cheruskia”, que, segundo Maria dos Remédios do Amaral, é um caso “muito pouco conhecido e estudado”.

Miguel Pessoa e Lino Rodrigo, do CEVC, apresentarão uma “breve história do Centro de Estudos Vergílio Correia e do seu arquivo de fotografias em chapa de vidro”.

Após a inauguração e visita guiada à exposição “Vergílio Correia: Um Olhar Fotográfico” é projetado o filme “Aspetos da Apanha da Azeitona em Conímbriga e no Alentejo” (1939), de Adolfo Coelho (1899-1953), realizado por Manuel Luís Vieira (1885-1952).

Em setembro, o dia do encerramento da exposição é totalmente dedicado ao intelectual distinguido, em 1920, com a Ordem de Sant’Iago da Espada (grau oficial), com uma jornada de conferências intitulada “Vergílio Correia: Um Percurso Ímpar na História na Cultura e nas Artes”.

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela assembleia-geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007. A data coincide com a criação, a 09 de junho de 1948, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) do Conselho Internacional de Arquivos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE