Verão tardio pode fazer regressar incêndios

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-10-2017

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 4 de outubro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se a partir do dia de amanhã, 5 de outubro, e previsivelmente até domingo, 8 de outubro, um agravamento das condições meteorológicas, com uma subida gradual da temperatura máxima e a redução da humidade relativa do ar, sem recuperação significativa durante a noite.calor-sol

PUBLICIDADE

Amanhã quinta-feira,  pode contar com céu geralmente limpo. O Vento fraco, sopra temporariamente moderado (15 a 25 km/h), do quadrante leste na costa sul do Algarve e nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã, e de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo da Roca durante a tarde.

Na sexta-feira prevê-se céu geralmente limpo, vento fraco, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e no final do dia, sendo temporariamente moderado (até 25 km/h) de noroeste na faixa costeira durante a tarde. Subida da temperatura máxima.

PUBLICIDADE

publicidade

Sábado, vamos ter céu geralmente limpo. Vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 Km/h) de nordeste nas terras altas até final da manhã. Subida da temperatura máxima no litoral das regiões norte e centro.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e emitirá os avisos que se julguem necessários.

Há risco de incêndio muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior. Salienta-se que a partir de amanhã o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental.

PUBLICIDADE

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):
Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;  Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;  O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;  Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A Protecção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE