Coimbra

Velódromo de Sangalhos recebe prova de vinhos e sabores da Bairrada

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-09-2015

O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, inaugura amanhã, 11 de setembro, pelas 17:00, a terceira edição do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada, que decorre no Velódromo de Sangalhos, Anadia.

PUBLICIDADE

BAIRRADA

“Não há duas sem três!”: uma expressão popular que assenta na perfeição ao falar-se do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ (EVSB), que em 2015 se realiza pelo terceiro ano consecutivo. Nos dias 11, 12 e 13 de Setembro o “encontro” volta a ter lugar no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia, numa organização conjunta da Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola da Bairrada e do Município de Anadia, com produção da Revista de Vinhos e apoio da Rota da Bairrada, Instituto da Vinha e do Vinho, ViniPortugal, entre outras entidades.

PUBLICIDADE

publicidade

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ teve a sua primeira edição em 2013. A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: ovos moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias. Este é um evento capaz de atrair milhares de visitantes e que pretende valorizar a imagem da região numa oferta turística integrada onde as valências de enoturismo, do turismo termal, hotelaria e restauração constituem um factor dinamizador.

Num ano em que se celebram 125 anos desde o lançamento do primeiro espumante da região, esta edição do EVSB promete surpreender.

A começar pelo projecto ‘Baga Bairrada’, lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) no passado dia 28 de Julho na Sala Ogival da ViniPortugal em Lisboa e que vai ter um espaço de divulgação (e degustação) próprio, no qual vão ser apresentados novos espumantes que se juntarão aos cinco já lançados.

PUBLICIDADE

A propósito do EVSB, um evento “de peso” e orgulho para a região, a CVB promoveu dois concursos em que o vinho foi o tema principal: o ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ e o ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’. Os resultados vão ser anunciados e os prémios entregues durante o EVSB, respectivamente, no primeiro dia às 19h30 e no Domingo, às 17h00.

De destacar são as sempre concorridas provas comentadas por críticos da Revista de Vinhos, que são três e versam os seguintes temas: ‘Espumantes Bairrada: identidade de uma região‘, por João Paulo Martins; ‘Bairrada década de 2000: a prova do tempo’, por Luís Lopes; e ‘Tintos de Baga, tintos com carácter’, por João Afonso. No que toca à gastronomia, os jantares temáticos de “Sabores da Terra” e “Sabores do Mar” que são já habitués e têm como palco o restaurante do Velódromo, vão nesta edição ser servidos pela Casa Vidal e Canastra do Fidalgo, respectivamente, e a harmonização com vinhos e espumantes Bairrada orientada por um crítico Fernando Melo.

A entrada no ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’ é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento – por três euros – para degustar os vinhos e espumantes em prova livre. Todas as actividades decorrerem no palco do EVSB, à excepção da prova de Sábado, que tem lugar no Museu do Vinho Bairrada. As provas comentadas custam entre dez e vinte euros e os jantares trinta e cinco euros. Os horários variam consoante os dias: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira; das 15h00 às 22h00 no Sábado; e entre as 15h00 e as 20h00 no Domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE