Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Varela Pècurto oferece milhares de fotografias

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-11-2015

conhecido fotógrafo Varela Pècurto pretende doar à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) o seu material fotográfico, constituído por 8870 imagens (negativos, diapositivos, provas e postais), 836 documentos (capas de discos, diplomas, prémios, medalhas, catálogos, revistas, jornais, álbuns de vinhetas e objetos pessoais) e 54 máquinas e acessórios fotográficos.varela

PUBLICIDADE

Eduardo Francisco Varela Pècurto nasceu em Ervedal do Alentejo, concelho de Avis, a 27 de abril de 1925. Fez o Liceu em Évora, onde se iniciou na arte da fotografia.

Trabalhou para a casa Nazareth & Freitas e posteriormente com Eduardo Nogueira. Veio para Coimbra em 1950, tendo dirigido a secção fotográfica da Livraria Atlântida e depois a Hilda como sócio-gerente. Foi sócio fundador do Grupo Câmara de Coimbra e participou em dezenas de concursos nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 1954, por decisão do congresso de Barcelona da Féderation Internacional de LÁrt Photographique, recebe o título de Excellence, em homenagem aos seus trabalhos e técnica no domínio da arte fotográfica. Foi operador-correspondente da RTP em Coimbra, colaborador de imprensa e de publicações de arte e turismo. É autor dos livros Penacova e Ervedal. Através deste último, Varela Pècurto homenageia a sua terra-natal. Desenvolveu ao longo de décadas um importante levantamento patrimonial, objeto de publicações diversas.

Em 2005, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da CMC e um diploma de honra do Clube da Comunicação Social de Coimbra pelo serviço prestado à cidade. Encontra-se representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado com 15 fotografias.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com