Cidade

Vamos pagar para estacionar no requalificado parque do Universitário

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-10-2015

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) desenvolveu um anteprojeto que prevê a construção de um estacionamento com 175 lugares na Praça das Cortes, situada entre o Estádio Universitário e a Ponte de Santa Clara.

PUBLICIDADE

estádio

O documento será alvo da análise e votação do executivo camarário na reunião do próximo dia 26 e, no caso de aprovação, passar-se-á à fase de elaboração do respetivo projeto.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo é, segundo a CMC, melhorar este espaço público muito frequentado por pessoas que trabalham na cidade, mas também por turistas, através da construção de um parque de estacionamento fechado, na parte norte da praça, e uma zona pedonal, a sul, que funcionará como receção para quem, a partir de Santa Clara, atravessa a ponte.

Apesar de hoje restarem poucos vestígios, a Praça das Cortes foi alvo de uma intervenção cuidada quando da construção do Estádio Universitário, mas que não chegou a ser concluída.

Como, na altura, não foram criados os parques de estacionamento inicialmente previstos para o estádio, esta zona foi sendo utilizada, intensivamente, como parque de estacionamento. Uma utilização que tem vindo a provocar a degradação do espaço com a ocupação e deterioração dos passeios e de zonas que foram inicialmente ajardinadas.

O acesso ao futuro parque de 175 lugares far-se-á a partir das avenidas João das Regras e de Conímbriga, efetuando-se a saída para a Avenida de Conímbriga. A acessibilidade ao parque será limitada por baias, estando prevista a construção de uma cabine para cobrança e controlo. Na Avenida de Conimbriga e na entrada do parque serão instalados painéis informativos sobre a disponibilidade do parque.

Serão plantadas diversas árvores de ensombramento e enquadramento. Fora do parque estão projetados mais 19 lugares de estacionamento controlados por parquímetros. A sul, na zona pedonal, já está a ser construída a base para a colocação da obra de arte de Francisco Tropa, batizada “Museu”, no âmbito da Anozero: bienal de arte contemporânea de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE