Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Vamos organizar os Jogos Europeus Universitários. Depois vemos quem paga!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-11-2015

Um ano e meios depois de se saber que Coimbra vai organizar os Jogos Europeus Universitários de 2018, os 4 parceiros envolvidos no projecto conseguiram encontrar-se para assinarem o protocolo que os une na hora de dar e receber.

PUBLICIDADE

IMG_1166

O contrato dos que alguns tratam por “EUSA GAMES” foi assinado, hoje, 24 de novembro, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de  Coimbra, por João Gabriel Silva, em representação da Universidade de Coimbra (UC); Bruno Matias, em representação da Associação Académica de Coimbra (AAC); Manuel Machado, em representação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC)  e Daniel Monteiro, em representação da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU)

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar do documento não ter sido fornecido à comunicação social, Notícias de Coimbra sabe que vamos ter um Comité Organizador e uma Comissão de Supervisão.

O comité organizador é constituído por um secretário geral (Mário Santos,  que chefiou a nossa da Missão Olímpica na China) e dois vogais designados pelos parceiros. A Comissão de Supervisão é constituída pelo Reitor da UC e Presidentes da AAC, CMC e FADU.

PUBLICIDADE

Como os parceiros ainda não sabem qual o orçamento disponível, ficamos só a conhecer, de uma forma muita genérica, o que se compromete fazer cada uma das 4 instituições, que desde já prometem evitar derrapagens financeiras como as que verificaram no EURO 2004.

Assim, a UC promete pagar ao Secretário Geral, disponibilizar instalações desportivas, residências e cantinas e os recursos humanos para o seu funcionamento, assegurar o alojamento dos participantes e o controlo financeiro.

Recrutar voluntários para o evento e recursos humanos técnicos para a gestão desportivas são alguns das missões atribuídas à AAC.

A CMC trata da Protecção Civil,  da Segurança nos locais de treino e de competição e do transporte dos atletas envolvidos nestas Jogos Universitários Europeus e também cede os seus recintos desportivos.

A ponte entre as federações nacionais e o comité organizador será assegurada pela FADU, que também terá a seu cargo a candidatura a contratos-programa e linhas de financiamento.

Apesar da Universidade de Coimbra já ter avançado com algumas obras de requalificação do Estádio Universitário, ainda ninguém sabe quem vai pagar o resto da conta destes jogos  que prometem agitar a cidade.

O Reitor João Gabriel Silva, que  avançou com a requalificação de alguns espaços no Estádio Universitário, lamentou que o Portugal 2020 tenha passado do 80 ao 8 no que ao betão diz respeito, pelo que não espera que desse programa venha dinheiro que se veja para fazer obra que fique para a história deste encontro europeu.

Do anterior e do actual Governo de Passos Coelho, só ficam as fotos onde Emídio Guerreiro fez questão de aparecer, pois da sua Secretaria de Estado da Juventude e Desporto não vieram promessas, que, como se está a ver, não vão ser pagas.

Resta a esperança que o próximo executivo governamental alinhe ao lado de Coimbra e que os cofres da Universidade e da Câmara tenham fundos disponíveis para suportar 4, 5, 6, 7 ou 8 milhões, pois, como já se disse, ninguém sabe o valor da conta a pagar depois de se entregarem as taças e as medalhas.

Os Jogos Europeus Universitários resultam de uma candidatura conjunta da UC, AAC, CMC e da FADU. Vaõ decorrer em Julho de 2108. Englobam 16 modalidades , envolvendo cerca de 250 universidades europeias e a participação de mais de cinco mil atletas.

A mesma organização irá ainda garantir a realização em Coimbra do Campeonato Europeu Universitário de Judo, Taekwondo e Karaté em 2017 como evento teste.

Bruno Matias também anunciou hoje que a AAC conta receber, em Coimbra e  nesse ano de 2017, os jogos universitários dos estudantes portugueses.

.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com