Cidade

Vamos à Festa da Flor e da Planta?

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-05-2016

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra realiza a Festa da Flor e da Planta no próximo sábado, 21 de maio (o evento esteve inicialmente previsto para 7 de maio, mas foi adiado devido ao mau tempo), fazendo sair flores, plantas e animação às principais artérias da Baixa da cidade, no âmbito da 8ª edição desta iniciativa, que reúne cerca de meia centena de participantes, distribuídos entre a Praça 8 de Maio e as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, entre as 9:00 e as 18.30.

festa da flor

PUBLICIDADE

Não faltarão, ao longo do dia, diferentes momentos de animação que imprimem um ambiente festivo à iniciativa, designadamente, a atuação de grupos de bombos, de concertinas, de música tradicional portuguesa e de uma banda filarmónica. O evento integra a reposição de pregões antigos e um desfile de chapéus floridos sendo, ainda, complementado por uma vertente de doçaria tradicional da região.

A Festa da Flor e da Planta procura sensibilizar a população para a prática de condutas amigas do ambiente que promovam a biodiversidade.

PUBLICIDADE

O projeto valoriza a beleza, o valor ornamental, espiritual, odorífico, medicinal, artístico e económico que as flores e as plantas apresentam. Neste contexto, entre aqueles que acederam ao convite da CMC, encontram-se floristas, viveiristas, confrarias, grupos folclóricos e etnográficos, associações de âmbito cultural e recreativo e instituições de ensino vocacionadas para a agronomia.

A programação prevê duas atuações do Grupo de Bombos de Lavacolhos (10h30 e 11h30), um Desfile Etnográfico (11h00), com a participação de grupos folclóricos e etnográficos de Coimbra, que repõem pregões outrora usados na rua para a venda de produtos diversos. É o caso das arrufadas de Coimbra, do leite, da água ou das flores, mas também o carvão, as sardinhas, a fruta (laranjas, tangerinas e melões), as hortaliças, os tremoços ou as galinhas.

O período da tarde contará com uma atuação do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (14h30), seguida do Grupo “Vivências”, da APOJOVI. A partir das 16h00, o desfile “Black and White” apresentará chapéus floridos (femininos) que convidam os visitantes ao usufruto das variadas formas, texturas e cores que este acessório de moda pode exibir e revelar em inúmeros estilos.

Esta ação resulta de um projeto apresentado à CMC pela criativa Cláudia Nunes e distinguirá três dos chapéus em desfile, face a critérios de originalidade e apresentação. A entrega das lembranças (a decorrer no adro da Igreja de Santa Cruz) é patrocinada por comerciantes associados da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC); a saber: Casa da Luísa Antiguidades, Ourivesaria Costa, Restaurante Jardim da Manga, Café Santa Cruz e Loja das Meias.

A Banda Filarmónica de Ceira encerra o programa de animação musical com uma atuação, às 17h00.

Refira-se que a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas elegeu 2016 como Ano Internacional das Leguminosas, no intuito de aumentar a consciência pública para os seus benefícios nutricionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE