Cidade

Vamos à Feira das Cebolas?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-08-2015

No dia 15 de agosto (sábado), às 22:00, é dado o arranque oficial à Feira das Cebolas, uma tradição com séculos de existência, já que se trata de uma reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, que conta já com trinta edições decorridas, na Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

cebolas

Durante oito dias (até 22 de agosto) a Câmara Municipal de Coimbra, em co-organização com o Grupo Folclórico “Camponeses de Vila Nova” serão, assim, responsáveis pela animação do recinto da antiga Praça Velha, durante o dia e à noite.

PUBLICIDADE

No período diurno, o espaço acolherá muitos dos que fazem do cultivo da terra, na freguesia de Cernache, uma atividade. Aos ceboleiros que estarão a vender os seus produtos, juntam-se, no período noturno, outro tipo de ações paralelas, que visam a promoção da gastronomia, dos jogos tradicionais e, sobretudo, do folclore e etnografia da região do Mondego, assim como de outras regiões do país, através dos sucessivos espetáculos de folclore que o evento integra. Este ano, as noites da Feira das Cebolas serão, também, animadas por dois espetáculos de Fado (de Coimbra e de Lisboa), um espetáculo de Música Popular e de outros géneros musicais.

O programa da noite da inauguração do certame (15 de agosto) integra, a partir das 22h30, a apresentação do espetáculo etno-folclórico sob o tema “O povo e as suas tradições”, a cargo do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico anfitrião “Os Camponeses de Vila Nova”, seguido de uma atuação pelo Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Cortegaça” (Ovar). Nas noites sucedâneas, no palco montado na Praça do Comércio, haverá sempre dois espetáculos, com grupos folclóricos representativos de diferentes regiões do país e com a presença de vários estilos musicais.

PUBLICIDADE

publicidade

No domingo, 16 de agosto, a partir das 16h30, a tarde é dedicada aos jogos tradicionais, provavelmente, do agrado dos mais pequenos; Às 22h00 o palco será do Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca (Coimbra) e às 23h00 do Fado ao Centro (fado de Coimbra).

A 17 de agosto, a animação caberá ao Grupo Etnográfico de Souselas (Coimbra), a partir das 22h00; o grupo da Associação de Música Popular e Medieval Fonte da Pipa animará o recinto a partir das 23h00.

Para 18 de agosto está prevista uma atuação do Grupo EVA’s Sin, a partir das 20h15, seguida de um espetáculo de folclore, às 22h15, pelo Grupo Folclórico da Sanguinheira (Cantanhede).

Alcides Matias proporcionará, no dia 19 (quarta-feira), a partir das 21h00, uma noite de fados de Lisboa. Sobe, depois, ao palco, pelas 22h15, o Grupo Folclórico da Região de Arganil.

O Duo In Rio protagonizará duas sessões na “noite alegre” de 20 de agosto: a primeira às 20h00; a segunda, às 23h15, intercaladas com a atuação do Grupo Folclórico do Melriçal (Soure), às 22h15.

O penúltimo dia da Feira das Cebolas (sexta-feira, 21 de agosto) prevê a atuação, a partir das 22h00, do Grupo de Concertinas de Casconha, seguida do Grupo Folclórico e Etnográfico da Granja do Ulmeiro (Soure), às 23h00.

A encerrar o evento, no dia 22 de agosto (sábado), estará o Grupo Folclórico e Etnográfico da Parada (Caldas da Rainha), com atuação às 22h00, a que se seguirá a atuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

A gastronomia e a doçaria típicas do concelho de Coimbra estão representadas, diariamente, na tradicional “Tasquinha do Timpanas” onde se poderá saborear o caldo verde, a sardinha de pasta, o chouriço caseiro, as pataniscas de bacalhau, o arroz doce “à Avó Ana”, as escarpeadas ou o bolo da festa, tudo isto “regado” com o licor de canela, a jeropiga ou o bom vinho do lavrador.

A venda das tranças de cebolas cria um cenário secular, de características muito peculiares, que atrai não apenas a população local mas, também, os turistas que nos visitam. O certame promove, assim, a partilha de tradições entre turistas e conimbricenses, fator que tem cativado a crescente participação pública na Feira das Cebolas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE