Coimbra

Vai uma voltinha? A partir de hoje Coimbra tem 100 bicicletas elétricas partilhadas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-05-2022

Coimbra tem a partir de hoje disponível o sistema de partilha de bicicletas elétricas. A empresa Bolt colocou esta tarde 100 bicicletas em 83 hotspots implantados na cidade. Este serviço está disponível 24 horas por dia e teve o financiamento do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. O Notícias de Coimbra já as viu e mostra-lhe como são. 

PUBLICIDADE

Depois de Lisboa, Coimbra passa a dispor do mais recente modelo da Bolt, com autonomia até 60km. Ao abrigo da lei em vigor, estas bicicletas, feitas em alumínio 100% reciclável, estão sujeitas à velocidade máxima de circulação limitada aos 25 km/h.

O preço a ser estabelecido será o mesmo das trotinetas que já circulam na cidade ou seja 0,14euros/minuto, sendo que nesta primeira semana, foi estabelecido um custo promocional de 0,05 euros/minuto.

PUBLICIDADE

publicidade

“O sistema agora oferecido vem ainda procurar controlar o problema do estacionamento desregrado dos veículos, em locais inapropriados, frequentemente em colisão com o sistema rodoviário e pedonal”, afirmou a vereadora Ana Bastos na reunião do executivo da Câmara Municipal desta segunda-feira. Ao contrário das trotinetes elétricas, as bicicletas funcionarão num regime de estacionamento restrito, apenas permitido largar as bicicletas, desde que devidamente atracadas nos 83 hotspots. Para o efeito, o estacionamento será controlado através de um sistema GPS e, “caso os utilizadores tentem estacionar em qualquer local não autorizado serão notificados de que estão a estacionar num local não autorizados e a app não permitirá que terminem a viagem até que desloquem a bicicleta para um dos lugares de estacionamento autorizados”, adiantou a responsável. Ainda assim, caso o utilizador deliberadamente deixe a bicicleta num local não autorizado será cobrada uma multa através do método de pagamento declarado na aplicação da Bolt.

Segundo a Bolt, as bicicletas incluem também testes de reação para impedir o desbloqueio do utilizador caso esteja sob o efeito de álcool, que já estavam implementados nas trotinetes. Em termos de design, o utilizador pode contar com um carregador para o telefone no volante e, no painel de controlo da bicicleta, para além de um GPS, poderá ver a sua velocidade e se esta está de acordo com a zona em que se encontra.

PUBLICIDADE

A utilização destes veículos está sujeita ao Código da Estrada, pelo que “está já em preparação uma campanha de sensibilização para as questões de segurança rodoviária, procurando chamar à atenção para práticas erráticas correntes e para a forma como se deve conduzir na via pública, contribuindo assim para um melhor conhecimento das regras estabelecidas no código da estrada”, informou ainda Ana Bastos. 

“Também a infraestrutura deve dar um sinal de adaptação às novas exigências de mobilidade urbana. Nesse sentido está já em preparação, um plano de expansão de ciclovias urbanas, que de forma contínua, lógica, atrativa e segura procura fomentar o uso da micromobilidade no concelho de Coimbra, não só para fins de lazer e desporto, mas também e cada vez mais como viagens pendulares, numa ótica de alternativa modal”, revelou a vereadora com o pelouro dos transportes e mobilidade. 

“Esta nova geração de bicicletas é uma alternativa mais amiga do ambiente e mais barata relativamente aos automóveis, para além de superar as bicicletas convencionais na questão da orografia mais severa e nas distâncias de maior dimensão”, defendeu Ana Bastos. “O sistema agora disponibilizado pretende alargar a oferta e cativar novos públicos e dar resposta à procura crescente pelos serviços de micromobilidade em Coimbra”, concluiu.

Veja as novas bicicletas disponíveis na cidade:

 

Veja o direto NDC com a vereadora Ana Bastos quando anunciou o novo sistema:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE