Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra volta a ter ECOVIA! Promessa de Manuel Machado que vai fazer revolução na Via Central

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-09-2017

 

PUBLICIDADE

Manuel Machado anunciou hoje junto à Estação de Coimbra B o regresso da Ecovia, o projeto de parques de estacionamento periféricos e de autocarros dedicados ao transporte para o centro da cidade que ele próprio lançou nos anos 90, durante a sua primeira série de mandatos como presidente de Câmara.

IMG_1428

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos ajudar quem vem de carro para Coimbra a deixá-lo às portas da cidade”, afirmou Manuel Machado.

“Vamos voltar a ter a Ecovia, ou seja: as pessoas podem deixar o seu carro num parque por um preço baixo, o qual lhes dará direito a uma viagem de ida e volta ao centro da cidade ou aos hospitais entre as 7h30 e a 20h00”. Para o candidato pelo Partido Socialista à reeleição, “este será mais um contributo de Coimbra para reduzir as emissões de carbono e participar, à sua escala, no cumprimento do Acordo de Paris”.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara já sabe os terrenos, todos municipais, onde serão feitos os quatro primeiros parques periféricos: ampliação do parque Norte da Estação de Coimbra B; na Guarda Inglesa; ao lado do Exploratório, junto à rotunda das Lages; e no Alto de São João, próximo do Polo II da Universidade.

Segundo Manuel Machado, os autocarros que irão estar ao serviço desses parques terão uma frequência elevada e vão estar exclusivamente dedicados ao vai-vem entre o estacionamento e o centro da cidade. “Serão autocarros elétricos, não poluentes, a exemplo dos últimos dez que adquirimos para a frota dos SMTUC”, afirmou o autarca. “Será um sistema de transporte confiável, barato, ecológico e sustentável, que irá poupar  Coimbra à entrada de milhares de automóveis por dia”.

Questionado se receia que haja uma fraca adesão à Ecovia, a principal crítica ouvida nos anos 90 do século passado quando a frota de pequenos autocarros chegou a ser apelidada de “Ecovazia”, Manuel Machado respondeu que não: “Muito coisa mudou nos últimos vinte anos: há muitos mais carros e há, sobretudo, muito mais consciência cívica e preocupações ambientais”, afirmou. “Com a mudança de mentalidades que se verificou, estamos seguros que a nova Ecovia vai ser um sucesso. Irá trazer mais pessoas ao centro de Coimbra, a mais baixo custo, com mais conforto, com menos trânsito e com menos poluição”.

O candidato do PS à reeleição como presidente de Câmara aproveitou a ocasião em Coimbra B para fazer o balanço de quatro anos de mandato a melhorar o trânsito, os transportes públicos e o estacionamento na cidade. “Fizemos uma intervenção em três frentes”, começou por dizer Manuel Machado.

“Primeiro, investimos nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra [SMTUC], tendo reforçado a sua frota com 30 autocarros que diminuíram o impacto ambiental e aumentaram a eficiência energética da frota”.

A segunda intervenção foi ao nível do estacionamento: a requalificação do parque de Coimbra B; o novo parque à entrada do Choupal; o parque na Guarda Inglesa junto aos SMTUC; a criação do parque na Praça das Cortes, junto à Ponte de Santa Clara; a abertura do estacionamento gratuito no parque do Convento São Francisco; o ordenamento do estacionamento na Estrada da Beira junto à rotunda das Nogueiras; a requalificação do estacionamento na Rua da Casa Branca ou a pavimentação para estacionamento do recinto da Feira do Norton de Matos.

Também no ordenamento do trânsito houve muitas mudanças. “Na saída da Ponte de Santa Clara, acabei com a maior rotunda do mundo, que dava à volta ao Estádio Universitário e à Escola Silva Gaio, simplificando o trânsito para benefício de todos”, enumerou Manuel Machado, que já se intitulou especialista em rotundas.

“Melhorámos o acesso da Rua do Brasil à Av. Urbano Duarte e à Ponte Rainha Santa. Na Encosta da Sofia estamos a recuperar a ligação da Rua de Montarroio à Rua de Aveiro. Requalificámos boa parte da Avenida Fernão de Magalhães e resolvemos o problema do Arnado. Para além disso, fizemos pequenas intervenções um pouco por todo o lado”.

A grande alteração do trânsito em Coimbra, contudo, ainda está para vir. “A Via Central vai ser uma revolução!”, afirmou Manuel Machado. “A Via Central e o sistema de transportes do Metro Bus vão ser a chave para no futuro ter cada vez mais gente no centro da cidade com menos trânsito”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com