Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Vacina da Janssen recomendada para homens a partir dos 18 anos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-06-2021

A vacina contra a covid-19 da Janssen, que estava recomendada para pessoas acima dos 50 anos, vai poder ser administrada a homens a partir dos 18 anos, indica uma norma da Direção-Geral de Saúde (DGS).

PUBLICIDADE

“Em Portugal, recomenda-se, à data, até novos dados serem conhecidos, que a covid-19 vaccine Janssen seja utilizada em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos”, refere a atualização da norma da DGS hoje publicada.

Segundo a entidade liderada por Graça Freitas, esta vacina de toma única também poderá ser administrada a mulheres com idade igual ou abaixo a 50 anos “que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos”, desde que manifestem o seu “consentimento livre e esclarecido”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em abril, a DGS publicou uma norma que indicava que a administração da vacina da Janssen (do grupo Johnson & Johnson) era recomendada para pessoas com pelo menos 50 anos de idade.

Esta norma surgiu após a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) ter concluído que havia uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina, na sequência de terem sido registados oito casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos em quase sete milhões de pessoas vacinadas nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

De acordo com os dados da DGS, perto de quatro milhões de portugueses receberam a primeira dose das várias vacinas contra a covid-19, o equivalente a 39% da população, e mais de 2,3 milhões têm a vacinação completa.

Em Portugal, morreram 17.037 pessoas dos 853.632 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com