Primeira Página

Utentes de Penacova com garantias de reposição de transportes suprimidos que aguardam acordo entre operadora e a CIM Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-06-2020

As carreiras de transporte de passageiros mais necessárias no concelho de Penacova, no distrito de Coimbra, podem vir a ser repostas dentro em breve, anunciou hoje a Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Penacova.

PUBLICIDADE

Uma delegação da comissão de utentes com cerca de duas dezenas de elementos reuniu na manhã de hoje, em Coimbra, com a empresa Transdev, responsável pelos transportes, para exigir a reposição das carreiras que foram suprimidas durante o período crítico da pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

“Recebemos da parte da Transdev uma proposta de novos horários que vem de encontro às necessidades mais urgentes”, disse à agência Lusa o porta-voz Eduardo Ferreira, destacando que está previsto a reposição das carreiras de manhã, hora de almoço e tarde para a freguesia do Lorvão.

Salientou ainda que, em Friúmes e Travanca do Mondego, as pessoas também compraram passe mensal e estão sem transporte, pelo que a melhoria de oferta nestas localidades poderia contribuir para uma menor lotação das outras carreiras, ajudando a cumprir as orientações da Direção Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

“A proposta [da Transdev] ainda é insuficiente, mas aceitámos que as reposições sejam progressivas”, frisou Eduardo Ferreira, referindo que, agora, só falta o entendimento da empresa com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, que é a autoridade de transportes de passageiros intermunicipal. Segundo o porta-voz da Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Penacova, existe “alguma dificuldade de entendimento entre a Transdev e a CIM, mas as partes têm de se entender porque existem direitos”.

“Logo que a CIM validar os horários, foi-nos dito que em 24 horas as carreiras estão a circular, o que nos satisfaz bastante”, acrescentou Eduardo Ferreira, salientando que, ainda hoje, a CIM Região de Coimbra será contactada para dar andamento ao processo.

A comissão lamenta que a Câmara e Juntas de Freguesia de Penacova “não tenham reportado outras necessidades” de transportes da população à empresa responsável, “que já tinha pedido uma reunião com o município, que só está agendada para segunda-feira”.

A Câmara Municipal de Penacova delegou as competências de autoridade municipal de transportes na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que gere os tranpsortes municipais em 18 municipios dos dezanove que a constituem, sendo que Coimbra gere os próprios transportes públicos através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A Transdev faz ainda serviços de transportes do sistema de mobilidade do Mondego, nos transportes alternativos ao Ramal da Lousã.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE