Saúde

USF avançam para Acreditação

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-06-2014

Cinco Unidades de Saúde Familiar (USF) da região Centro vão iniciar este mês o processo de acreditação no âmbito do Programa Nacional de Acreditação em Saúde (PNAS). Depois da acreditação das USF Grão Vasco e Serra da Lousã, as primeiras da região Centro acreditadas, avançam agora as USF da Barrinha, Buarcos, Condeixa, Cruz  de Celas e Infante D. Henrique.

PUBLICIDADE

Coordenado pelo Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, o processo terá início em breve, tendo já sido realizada uma reunião preparatória, na sede ARSC, entre a equipa coordenadora do PNAS, os coordenadores das referidas USF e a Equipa Regional de Apoio (ERA) para os Cuidados de Saúde Primários da ARSC.

Com duração de um ano, o processo, que se caracteriza por ser progressivo e dinâmico, tem como objetivo promover e garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados pelas USF permitindo-lhes evoluir de modo contínuo, através de um sistema efetivo de governação clínica. Como modelo nacional de acreditação, foi adotado o modelo ACSA da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia.

PUBLICIDADE

Presente na reunião preparatória, o presidente da ARSC destacou que a melhoria da qualidade dos serviços de saúde é um imperativo, pelo que realçou o empenho e determinação dos profissionais que, de forma voluntária, decidiram avançar para um processo de acreditação complexo e exigente mas, que no final, se traduzirá em melhorias. O reconhecimento público da qualidade dos serviços prestadores de cuidados acreditados confere aos cidadãos maior confiança no sistema de saúde, considera José Tereso.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE