Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Urologistas de Coimbra ganham bolsa para melhorar o tratamento do cancro da bexiga em estado avançado

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-01-2020

Frederico Furriel, Urologista do Hospital CUF Coimbra, é um dos membros da equipa vencedora da Bolsa de Investigação 2019 da Associação Portuguesa de Urologia.

PUBLICIDADE

O projeto apresentado por esta equipa pretende testar uma nova abordagem para potenciar a imunoterapia no cancro da bexiga em estado avançado avaliando (e combatendo) uma das estratégias que os tumores da bexiga possivelmente utilizam para escapar ao sistema imunitário e que permite o seu crescimento descontrolado.

O estudo laboratorial será realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde Frederico Furriel se encontra a desenvolver a tese de doutoramento com este trabalho. 

PUBLICIDADE

publicidade

Frederico Furriel explica que “o trabalho irá, em primeiro lugar, avaliar a atividade deste sistema inibitório (adenosina), que permite travar o crescimento das células tumorais, em doentes submetidos a cirurgia. Posteriormente vamos experimentar vários fármacos, em laboratório, para tentar contrariar esta estratégia tumoral, avaliando o impacto sobre o crescimento do tumor” .

“Se os resultados forem positivos, daqui a algum tempo poderemos ter ensaios clínicos para testar estes novos fármacos de imunoterapia, eventualmente em associação aos que hoje já se utilizam”, acrescenta o Urologista. 

PUBLICIDADE

Os 10 mil euros da bolsa vão servir para “a aquisição e utilização de  material de laboratório para realização dos testes necessários”.

Fazem ainda parte da equipa desta investigação os médicos e investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Belmiro Parada, Célia Gomes, Artur Paiva e Vítor Sousa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com